ll

domingo, maio 31, 2009

Sesimbra
Casa em Santana (a caminho da Quintola).House at Santana.
[ clique para ampliar ]

sábado, maio 30, 2009

Quinta do Conde - Sesimbra
[ Restaurante da Quinta do Conde ]
     Apesar de ser a mais recente povoação portuguesa (e também a de maior crescimento populacional) a Quinta do Conde já tem uma História, única e extraordinária. Quem ler a edição do jornal O Sesimbrense acabada de publicar, talvez nem repare nas páginas de publicidade notarial (que tanto espaço roubam à informação...) mas a verdade é que ali se encontra reflectida uma parte do passado daquela parcela do território sesimbrense — para quem souber ler.
     Neste mesmo blog 'Sesimbra', em Dezembro, foi incluído um post sobre os primeiros anos da Quinta do Conde e as iniciativas urbanísticas de António Xavier de Lima [ver →]. Surpreendentemente, surge agora um blog 'Quinta do Conde' [ver →] com informações que ajudam a completar o puzzle das origens da mais jovem povoação portuguesa. Muito interessante a informação ali incluída sobre o Restaurante da Quinta do Conde, o "X Encontro da Imprensa Não Diária" de Novembro de 1970 e a manobra de envolvimento da imprensa local e regional. Curiosamente, como também salienta este blog num outro post, o jornal O Sesimbrense não alinhou nesta operação de propaganda, mantendo uma postura crítica das iniciativas de loteamento ilegal da Quinta do Conde

Sesimbra
André Semblano, pintor e ceramista, na sua exposição patente na Fortaleza de Santiago.André Semblano, painter and ceramicist, in his exhibition at the Fortress of Santiago.
[ clique para ampliar ]

sexta-feira, maio 29, 2009

Sesimbra
Carlos Sargedas junto às fotografias que tem em exposição na Fortaleza de Santiago. Uma destas imagens foi reproduzida na capa do jornal O Sesimbrense.Photographer Carlos Sargedas at his exhibition in the Fortress of Santiago. One of these pictures was published in the local newspaper (see below).
[ clique para ampliar ]

[ clique para ampliar ]

quinta-feira, maio 28, 2009

Sesimbra
Manuel Chochinha, em Marrocos, no início dos anos 90.Boat Manuel Chochinha, fishing in Morocco's waters, in the early 1990's.
[ clique para ampliar ]

quarta-feira, maio 27, 2009

Sesimbra
Miguel Lourenço e Eduardo Ginja (mais tarde hoquista), na praia dos Amigos, em Sesimbra - 1979. À esquerda está a Carla Pirata.Sesimbra beach, 1979.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Equipa Radiola, no torneio amador de 1974 que foi referido mais baixo.Amateur football team - 1974.
[ clique para ampliar ]

terça-feira, maio 26, 2009

Sesimbra
Rui Farinha junto à aiola de 4 metros e meio que, juntamente com o pai, Acácio Farinha, está a construir para uns turistas espanhóis.A traditional boat of Sesimbra — the aiola — being built by Rui Farinha (in the photo) and his father Acácio Farinha.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Equipa de futebol do Grupo Desportivo de Sesimbra, em 1971.Football team of Sesimbra, in 1971.
[ clique para ampliar ]

segunda-feira, maio 25, 2009

Sesimbra
Marginal de Sesimbra: construção de um novo edifício.Seafront of Sesimbra: a new building being built.
[ clique para ampliar ]

domingo, maio 24, 2009

Sesimbra
Canoagem na baía da Sesimbra.Canoeing in Sesimbra.
[ clique para ampliar ]

sábado, maio 23, 2009

Sesimbra
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Equipa de Juniores do GDS, 1965.Junior football team of Sesimbra, 1965.
[ clique para ampliar ]

sexta-feira, maio 22, 2009

Sesimbra
Pormenor da exposição inaugurada na Fortaleza - pintura de Manuela Marques. Art exhibition at the Fortress of Santiago - painting by Manuela Marques.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
     Equipa Sópesca, no I Torneio Popular de Futebol de Salão, em 1975. Outras equipas participantes: Académicos, Aceleras, Belo Horizonte, Brasas, Briosa, Canino, Cergal, Control, Craques, Farras, Fivelas, Ginja, Juventude, K. M. A. M., Limpões, M.D.S. João, Marzul, Metalúrgicos, Pezinhos, Progresso, Radiola, Saragaços, Sol e Mar, Team Pi, União da Maçã, União do Castelo, Velhinhos, Violinos, Young Boys. O torneio era organizado pela Comissão do Ginásio-Sede (o clube tinha então duas Direcções: uma para o Ginásio, outra para o campo de jogos; e cada uma tinha os seus apoiantes).
     Na página desportiva de O Sesimbrense, da responsabilidade de João Pedro Aldeia, salientava-se o interesse que o torneio estava a despertar: «todas as noites dezenas de jovens acorrem ao Ginásio, vivendo com emoção os jogos que ali se vão realizando». Havia, no entanto, falta de árbitros: «além da dificuldade que têm em conduzir os jogos, por vezes vêem-se em situações embaraçosas, criadas pelo público que, esquecendo-se que a colaboração dos árbitros é gratuita, em certas ocasiões dificulta a condução do jogo».
     O que não havia era falta de golos. Por exemplo, na 11ª jornada um dos resultados foi: Saragaços, 26 — Farras, 0. Ou na jornada seguinte: Brasas, 23 — Radiola, 1. Em 23 jogos referidos no jornal a média foi de 14 golos por jogo: ainda era pior do que no tempo do "muda aos 5 e acaba aos 10".
     Para além das reportagens de jogos, a página desportiva da edição de 12 de Maio de 1974 ainda incluía o seguinte texto:
ONDE ESTÁ O ESPÍRITO BAIRRISTA SESIMBRENSE ?
     Os bons velhos tempos já lá vão. Hoje com tristeza se verifica que a massa associativa do Desportivo já não vibra como outrora; o entusiasmo com que o sesimbrense vivia os jogos do seu clube parece ter desaparecido. Tempos houve em que os jogadores eram incitados pelo público sesimbrense quando as coisas corriam mal. Ou, se corriam bem, vinha das bancadas um forte apoio aos atletas. Hoje, porém, durante os encontros, críticas jocosas percorrem as bancadas, os jogadores recebem injúrias e são insultados pelos seus próprios associados. Quem não sabe que o apoio moral aos jogadores e o carinho a estes dedicado leva muitas vezes a equipa à conquista de saborosas vitórias que a todos satisfaz?
     Sesimbrenses, onde está o vosso desportivismo e afecto pelo clube da vossa terra?
     Apoiemos os nossos rapazes e veremos concerteza que além dos bons resultados a alegria e a boa disposição voltarão à Vila Amália.

João Pedro Aldeia [1975]

[ clique para ampliar ]

quinta-feira, maio 21, 2009


Treino da equipa de "Escolas A" no campo de jogos da Maçã.Training of "Schools A" football at Maçã, Sesimbra.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Vitória Futebol Clube de Sesimbra, 1945/46
atrás: Cristino Cagica (dirigente), Morais, António Idelíria Muleta, Carlos, Celestino, Vidal, Zé da Inês e Idalécio
à frente: Casaca, Zé Filipe, José Romão, Áureo, Jesus, Carlos Santos.
Footbal Team of Sesimbra - 1945-1946
.
[ clique para ampliar ]

quarta-feira, maio 20, 2009



Sesimbra

Sesimbra
Filmagem de anúncio para a Superbock na rua Marquês de Pombal.Filming a commercial clip for Superbock at Sesimbra.
[ clique para ampliar ]

terça-feira, maio 19, 2009

Sesimbra
"Preços de antigamente": montra da loja "José João"."Old time prices" - shop window of "José João".
[ clique para ampliar ]

segunda-feira, maio 18, 2009

Sesimbra

domingo, maio 17, 2009

Sesimbra
"Praia flutuante": uma invenção do Hotel do Mar para os seus turistas, no ano de 1964."Floating beach": a creation of Hotel do Mar in 1964.
[ clique para ampliar ]

sábado, maio 16, 2009

Sesimbra
Largo Eusébio leão.Eusébio Leão Sq.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
D. Duarte de Bragança e Maria Lopes.D. Duarte de Bragança and Maria Lopes, at Hotel do Mar.
[ clique para ampliar ]

sexta-feira, maio 15, 2009

Sesimbra
Cotovia, ao fim da tarde.Cotovia in the late afternoon.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra

Sesimbra
Gestos que mudam o mundo: congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária, com participação de Escolas Básicas (Santana, Zambujal, Q. Conde, M. Giacometti, R. Soromenho), Escola Secundária de Sampaio, Escola Segura-GNR e Usina - Associação de Intervenção Social. O teatro ao serviço da educação e participação cívica.
The schools of Sesimbra using the theatre to debate healthy life, addiction, civic participation and other civic themes and problems.
[ clique para ampliar ]

quinta-feira, maio 14, 2009

Sesimbra
Mostra de Teatro Escolar: "Os sonhos só deixam de existir quando deixamos de acreditar neles."School Teatre: "Dreams end only when we stop believing them."
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Regata de aiolas à "zinga": técnica em que um só remo é manobrado à popa, num movimento helicoidal, de tal forma que funciona como uma hélice.Regatta of aiolas with one oar only: the fast helicoidal movement of the oar acts much like a propeller.
[ clique para ampliar ]

quarta-feira, maio 13, 2009

Sesimbra
Sesimbra.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Rua Professor Manuel Fernandes Marques, 1957. Este sesimbrense, catedrático da Escola de Medicina Veterinária, escreveu um importante estudo sobre "O psiquismo do cão" — hoje diríamos psicologia — e foi quem primeiro estabeleceu o estalão (características) do Cão de Água. Esta raça foi sendo aperfeiçoada ao meio aquático pelas comunidades marítimas portuguesas: por exemplo, possui as membranas entre os dedos especialmente desenvolvidas, para auxilar a natação. Leia mais →.Manuel Fernandes Marques st., 1957. This Sesimbra-born professor of veterinary medicine, wrote an important study about "The psichology of the Dog", and he was the first to establish the breed standard for the Portuguese Water Dog. In Sesimbra community this dog aided in the fisheries, was considered a member of the crew and was due a share of both the fish and the money earned in each catch.
Read more →
[ clique para ampliar ]

terça-feira, maio 12, 2009

Sesimbra
Marginal.Seafront.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Barco "Costa de Ouro", de 21 m, construído por Manuel Chagas Ferreira para um cliente italiano, lançado à água em Sesimbra no Verão de 1965."Costa de Ouro", a leisure wooden yacht of 21 meters, built in Sesimbra in 1965 by Manuel Chagas Ferreira.
[ clique para ampliar ]

segunda-feira, maio 11, 2009

Sesimbra
Porto de Sesimbra.Sesimbra harbour.
[ clique para ampliar ]

Carlos Pereira Carlos Silveira Carlos Cunha
Delfim Leitao José Cardoso José Sargaço Luis Cabacinha
Equipa de Hóquei do Grupo Desportivo de Sesimbra (1978).Hockey Team of Sesimbra (1978)
[ clique para ampliar - passe o cursor nas imagens para ver os nomes]

domingo, maio 10, 2009

Sesimbra
Espectáculo na Fortaleza durante a Mostra de Projectos Educativos.Show at the Educative Projects of Sesimbra Schools.
[ clique para ampliar ]

sábado, maio 09, 2009

Sesimbra
Equipa de Honra do Grupo Desportivo de Sesimbra, 1965.Football team of Sesimbra, 1965.
[ clique para ampliar ]


sexta-feira, maio 08, 2009

Sesimbra
Montra do jornal O Sesimbrense.Ads window of local newspaper O Sesimbrense.
[ clique para ampliar ]

Sesimbra
Grupo Desportivo de Sesimbra (Maçã).Football field.
[ clique para ampliar ]

Aguarelas de Turner|  O amor pelas coisas belas |  Angola em Fotos  Aldrabas e fechaduras| Amigos da Dorna Meca| Amigos de Peniche| André Benjamim| Ao meu lado| Arrábida| (flora) Arrábida| (notícias) Arrastão| @tlanti§| Atlântico Azul| Atitude 180| Badamalos| Banda da SMS|  Barcos do Norte | B. dos Navios e do Mar| Blasfémias| Blue Moon I|  Boa Noite, Oh Mestre! | Canoa da Picada|  Carlos Sargedas |  Caminhos da Memória |  Catharsis |  Caxinas... de Lugar a freguesia  | Cetóbriga| Clube Leitura e Escrita| Coelho sem Toca| Cova Gala|  Crónicas de 1 jornalista | De Rerum Natura|  Desporto Saudável | Dias com Árvores| *** Dona Anita ***| Do Portugal Profundo| El mar és el camí| Espaço das Aguncheiras| Estórias de Alhos Vedros|  Estrada do Alicerce | Expresso da Linha|  Filosofia Extravagante | Finisterra| Flaming Nora| Grão de Areia| Gritos Mudos| Homes de Pedra en Barcos de Pau| Imagem e Palavra| Imagens com água| Imenso, para sempre, sem fim| O Insurgente| J. C. Nero| José Luis Espada Feio|  Jumento  Lagoa de Albufeira| Mar Adentro Ventosga| Magra Carta| Marítimo| Mil e uma coisas| Milhas Náuticas| Molino 42| My Littke Pink World| Nas Asas de um Anjo| Navegar é preciso|  Navios à Vista |  Nazaré | Neca| Nitinha| Noites 100 alcool| Nós-Sela| Nubosidade variabel| O Calhandro de Sesimbra|  Orçadela | Página dos Concursos| Pedras no Sapato|  Pedro Mendes | Pelo sonho é que vamos| Pescador| Pexito do Campo|  A Pipoca mais Doce | Ponto de encontro| Portugal dos Pequeninos|  Praia dos Moinhos |  Quartinete | Reflexus| Rui Cunha Photography| Rui Viana Racing| Rumo ao Brasil|  Ruy Ventura | Sandra Carvalho| Sesimbra arqueológica|  Sesimbra Jobs |  Sesimbra Jovem |  Sesimbra, três Freguesias, um Concelho| Se Zimbra|  Simplicidade | Singradura da relinga| Skim Brothers| Sonhar de pés presos à cama|  Tiago Ezequiel |  Tiago Pinhal |  Trans-ferir | Una mirada a la Ria de Vigo|          Varam'ess'aiola |  Ventinhos |


Canoa da Picada