ll

sábado, agosto 27, 2005

Parque marinho


Jornal de Notícias: "Ontem, cerca de uma vintena de dirigentes do sector das pescas esteve reunida em Sesimbra e decidiram marcar um plenário de pescadores para a próxima segunda-feira, com início às 17 horas, na Sociedade Musical Sesimbrense.

Os pescadores de Sesimbra poderão vir a boicotar as eleições autárquicas de Outubro próximo em protesto contra a publicação do Regulamento do Parque Marinho Luiz Saldanha, parte integrante do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA), em vigor desde a passada quarta-feira."

Leia a notícia completa.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Luta contra o regulamento do Parque Marinho


Notícia do jornal "Setúbal na Rede", a propósito da publicação no Diário da República de ontem, da resolução de Conselho de Ministros que aprova o novo regulamento do POPNA":
«Os pescadores de Sesimbra acreditam que a publicação do novo Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA) "é a morte anunciada da pesca artesanal na região". O responsável da Artesanal Pesca, Carlos Macedo, garante que "muitas empresas vão falir". Por isso, está agendada para hoje uma reunião do Fórum Sesimbra para debater formas de luta e de minimização dos dados que o POPNA vai causar.»
As autarquias de Setúbal e de Sesimbra já anunciaram a sua intensão de impugnar o novo plano. Leia a continuação da notícia.

Zimbramel


Notícia da jornalista Fátima Brinca, no "Jornal da Manhã:
«Três dezenas de produtores de mel vão participar na sétima edição da Zimbramel, um evento que irá animar o Castelo de Sesimbra entre os dias 26 e 28 do corrente mês. A Zimbramel é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sesimbra e conta com a colaboração da Associação de Apicultores da Península de Setúbal (APISET), da Cooperativa Castelo Zimbra e da Junta de Freguesia do Castelo.Esta sétima edição da Zimbramel conta com a participação de 11 apicultores do concelho de Sesimbra, nove da região de Setúbal e de sete empresas que se dedicam à produção do mel e seus derivados.

«No certame, participam ainda dezena e meia de artesãos sesimbrenses. Manuel José Pereira, vice presidente da Câmara de Sesimbra, explicou na apresentação da Zimbramel que a autarquia "aposta em ajudar o concelho e a região a ultrapassar teimosamente a crise", pois a actividade do mel "surge como complemento da economia de muitas famílias de Sesimbra". Durante a apresentação do evento, que teve lugar no dia de ontem, o autarca frisou que acredita que o evento "irá contar com a participação de cerca de 30 mil visitantes", uma vez que este evento "cresce de ano para ano". Por seu turno, Vítor Carvalho, presidente da APISET, revelou que a maior parte da produção de mel "está concentrada no concelho de Sesimbra", onde existem mais de 70 produtores, embora, no distrito de Setúbal, existam cerca de 10 mil colmeias, as quais "produzem 200 toneladas de mel por ano". O presidente da APISET defende a criação de uma central meleira, como forma de "dar o primeiro passo para a certificação do mel da Península de Setúbal". Este ano, a seca levou a que exista uma redução de cerca de 40% da produção face ao ano passado, mas a qualidade "superou todas as expectativas, nomeadamente a nível do mel de alecrim".»
Leia a continuação da notícia.

terça-feira, agosto 16, 2005

Sesimbra Xtreme - Beach Festival



Programa:
Dia 18 de Agosto (Quinta-feira)
Dia e Tarde - Animação de Praia
Noite: Divulgação do festival pelas ruas de Sesimbra

Dia 19 de Agosto (Sexta-Feira)
Dia e Tarde: Actividades Náuticas : Canoagem e Vela
Noite a partir das 10H00 até as 1H30; Reggae Xperience com a actuação dos Arsha (reggae, ska) e dos Banshee (ska, punk), bandas de Setúbal, ao vivo em plena praia de Sesimbra

Dia 20 de Agosto (Sábado)
Manhã e Tarde: Torneio de Futebol de Praia
Noite: Grande Rally das Tascas (inicio a partir das 23H00)

Dia 21 de Agosto (Domingo)
Manhã e Tarde: Torneio de Voleibol de Praia
Noite: Encerramento do Festival com grande festa
Informação recolhida aqui.   - Página do Festival


Banshee
(outra fotografia da banda)

Música na marginal


{{ clique para ampliar }}

Concerto de música brasileira de ontem à noite, na marginal de Sesimbra, próximo da Sociedade Musical Sesimbrense, pelo agrupamento "Quatro Coroas". Deste grupo faz parte o conhecido músico sesimbrense, Reinaldo Nunes, bem como Jaime Pereira, Marcelo Fortuna e Rubão. Foi um concerto excepcional, dominado pelo samba e pelo choro. A seguir tocou a Escola de Samba Trepa no Coqueiro.

De noite, a marginal da zona nascente de Sesimbra encontrava-se repleta de pessoas, em maior quantidade do que a marginal poente - fazendo recordar a situação de há décadas, em que era esta a zona preferida para os passeios nocturnos. Desta forma vão perdendo razão aqueles que têm andado à procura de argumentos para criticar as obras recentemente realizadas naquela marginal. Não tarda muito estarão a criticar o facto de não serem realizadas obras semelhantes na marginal do lado poente.

Também já se encontra acessível a praça dianteira ao edifício Mar da Califórnia. Quando abrirem os estabelecimentos comerciais que dão para esta praça, ela tornar-se-á, certamente, numa das zonas mais procuradas para passeio, pois possui um amplo espaço público, uma bonita zona ajardinada e, sobretudo, uma excelente vista sobre a praia.

sábado, agosto 13, 2005

A Jangada


{{ clique para ampliar }}

Reparem: esta fotografia de Sesimbra, data, quase de certeza, dos anos 60: já la se encontra o Hotel Espadarte, mas ainda estão fundeadas, frente à praia, algumas das barcas das armações de pesca; talvez as armações já não pescassem, mas as últimas barcas ainda continuaram na baía durante alguns anos.

À direita do Hotel Espadarte, por trás da jangada, encontram-se dois edifícios, armazéns de antigos arraiais dessas mesmas armações, das empresas "Caldeira & Filhos" (armações "Burgau", "Risco" e "Raposa") e "Frade & Rumina" (armações "Torre Velha" e "Ilhéu das Gaivotas").

Reparem como a jangada se encontra cheia de gente, apesar da praia estar relativamente vazia. A ida à jangada - de barco ou a nado - era um dos acontecimentos do Verão em Sesimbra. Não acontecia nada de especial na jangada, a não ser uns chapões mais ou menos engraçados, mas tratava-se de um ritual que poucos se atreviam a perder.

O fotógrafo - talvez discípulo do Cartier Bresson - captou dois "momentos decisivos" - um valente que se atira em voo da prancha mais alta (a jangada tinha duas) e uma "menina" que se atira de pés, ao mesmo tempo que tapa o nariz.

Pode ver-se também uma aiola repleta de banhistas: os passeios de barcos a remos eram outra das atracções do Verão sesimbrense. À direita da foto vê-se parte de uma chata, um barco de fundo mais plano que o da aiola, apropriado para o transporte de peixe entre os barcos de pesca e a lota, a qual tinha lugar na praia a poente da Fortaleza.

sexta-feira, agosto 12, 2005

Eleições de 1969


{{ clique para ampliar }}

Panfleto de propaganda da CDE - Comissão Democrática Eleitoral, para as eleições para a Assembleia Nacional de 26 de Outubro de 1969, distribuído em Sesimbra.

terça-feira, agosto 09, 2005

O Central



«[...] De Inverno, o Central era a atmosfera acolhedora dos domingos de manhã, o vozeirão do doutor Maurício, o perfume do café, a barbinha feita, um certo ar de festa, a voltinha ao Espadarte, a visita ao mar.

«De Verão, era a sombra do Grémio e das árvores, a animação da esplanada, o colorido dos chapéus de sol, o bailado incessante das bandejas com imperiais e bicas, ao despique com o cafezinho do Damião. A esplanada era ainda o tempo adormecido, entre as rendas das senhoras e a conversa arrastada, na amenidade do crepúsculo.

«O Central era o coração de Sesimbra, degradou-se com o tempo, perdeu nobreza e dignidade, está cansado, arrasta-se como os últimos passos do sô Zé, carregados de melancolia.

«Mas será sempre o Central. E lá ficou um pedaço de mim...»

"O Central" (1981)
de António Cagica Rapaz
in "Noventa e Tal Contos"

terça-feira, agosto 02, 2005

Nossa Senhora da Atalaia



Andou hoje pela vila o peditório para as Festas de Nossa Senhora da Atalaia, com o tradicional agrupamento musical, cujo som pode ouvir em formato wav:


Pedit
{ clique nas imagens para ampliar }

As Festas decorrem nos próximos dias 27, 28 e 29 de Agosto, sendo de salientar os seguintes eventos:
  • dia 27, 10:30h - partida do Círio da Casa do Juíz no Zambujal
  • dia 28, 08:00h - partida do Círio da Azoia
  • dia 28, 18:00h - Procissão
  • dia 29, 17:00h - O Círio parte da Atalaia para Alfarim, onde chegará às 18 horas, havendo então baile e arrematação de bandeiras, com o músico "Salgadinho".
  • Mistérios do Cabo Espichel...



    { clique para ampliar }

    Há duas explicações possíveis para as "pegadas" existentes na falésia do Cabo Espichel. Segundo a lenda, seria o trilho de uma mula que transportara Nossa Senhora até ao Cabo. Segundo a ciência, seriam pegadas de dinossáuros, deixadas há vários milhões de anos em solo pantanoso, que mais tarde veio a petrificar.

    Ora o autor da maquete da imagem apresentada acima, fotografada no Museu de Ciências Naturais de Madrid, conseguiu juntar as duas explicações numa só: Nossa Senhora aparece montada num dinossauro. É realmente muito estranho...

    A imagem foi encontrada aqui; tratava-se de uma exposição temporária, que surge referida nesta notícia.

    Ciência Viva em Sesimbra



    O programa "Ciência Viva" leva a cabo, neste Verão, uma série de iniciativas, nas quais se incluem as seguintes acções que decorrem no município de Sesimbra ou proximidades.

    Astronomia
    No próximo dia 6 de Agosto, pelas 21.30 h - Sessão de Astronomia no Castelo de Sesimbra. Esta iniciativa repete-se no dia 3 de Setembro. Mais informações aqui.

    Geologia
    Dias 13 e 20 de Agosto, nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h e 16 h - visita de estudo da geologia da Lagoa de Albufeira, sob o lema: "Lagoa de Albufeira, uma jovem de 5 mil anos". O ponto de encontro será na margem sul da Lagoa, no parque de estacionamento junto à praia, pelas 16 horas. (inscrições: 217500066). Mais informações aqui.
    Para abrir o apetite, veja esta fotografia da Lagoa de Albufeira.

    No dia 27 de Agosto será a desenvolvido o tema "A geologia do litoral: do Tejo à Lagoa de Albufeira". O encontro terá lugar pelas 9 horas na Faculdade de Ciências de Lisboa (Campo Grande) junto ao restaurante "O Mocho". O circuito da visita percorrerá a Baía do Seixal, restinga do Alfeite e sapal de Corroios, seguindo depois para a Costa da Caparica, Fonte da Telha e terminando na Lagoa de Albufeira (inscrições: 217500066).

    Biologia
    No dia 17 de Setembro: "Biologia: Formas, cores e odores da Arrábida" - percurso pedestre não circular, passando pela Mata Coberta e finalizandpo numa zona de matos mediterrânicos; encontro; 9.30 junto ao café à entrada de Azeitão (inscrições: 217780097). Mais informações aqui.

    Dias 21 de Agosto e 3 de Setembro: "O fogo e a vegetação mediterrânica" - percusrso pedestre na área queimada pelo fogo de 2004; encontro às 10 h, junto à bomba de gasolina à entrada de V.N.Azeitão (inscrições: 968246703).

    Engenharia
    Dias 13 de Agosto e 10 de Setembro: "Visita ao centro de cabos submarinos de Sesimbra"; encontro: 10.30, Cabos Submarinos de Sesimbra na Rua Amélia Frade (inscrições: 212288275 ou 215000639). Mais informações aqui.

    Programa de Visitas ao Farol do Cabo Espichel (contacto: 212685311):
    6 - 7 - 13 - 14 - 20 - 21 - 27 - 28 de Agosto, às 18:00h.
    3 - 4 - 17 - 18 - 24 - 25 de Setembro, às 17:45h.

    Aguarelas de Turner|  O amor pelas coisas belas |  Angola em Fotos  Aldrabas e fechaduras| Amigos da Dorna Meca| Amigos de Peniche| André Benjamim| Ao meu lado| Arrábida| (flora) Arrábida| (notícias) Arrastão| @tlanti§| Atlântico Azul| Atitude 180| Badamalos| Banda da SMS|  Barcos do Norte | B. dos Navios e do Mar| Blasfémias| Blue Moon I|  Boa Noite, Oh Mestre! | Canoa da Picada|  Carlos Sargedas |  Caminhos da Memória |  Catharsis |  Caxinas... de Lugar a freguesia  | Cetóbriga| Clube Leitura e Escrita| Coelho sem Toca| Cova Gala|  Crónicas de 1 jornalista | De Rerum Natura|  Desporto Saudável | Dias com Árvores| *** Dona Anita ***| Do Portugal Profundo| El mar és el camí| Espaço das Aguncheiras| Estórias de Alhos Vedros|  Estrada do Alicerce | Expresso da Linha|  Filosofia Extravagante | Finisterra| Flaming Nora| Grão de Areia| Gritos Mudos| Homes de Pedra en Barcos de Pau| Imagem e Palavra| Imagens com água| Imenso, para sempre, sem fim| O Insurgente| J. C. Nero| José Luis Espada Feio|  Jumento  Lagoa de Albufeira| Mar Adentro Ventosga| Magra Carta| Marítimo| Mil e uma coisas| Milhas Náuticas| Molino 42| My Littke Pink World| Nas Asas de um Anjo| Navegar é preciso|  Navios à Vista |  Nazaré | Neca| Nitinha| Noites 100 alcool| Nós-Sela| Nubosidade variabel| O Calhandro de Sesimbra|  Orçadela | Página dos Concursos| Pedras no Sapato|  Pedro Mendes | Pelo sonho é que vamos| Pescador| Pexito do Campo|  A Pipoca mais Doce | Ponto de encontro| Portugal dos Pequeninos|  Praia dos Moinhos |  Quartinete | Reflexus| Rui Cunha Photography| Rui Viana Racing| Rumo ao Brasil|  Ruy Ventura | Sandra Carvalho| Sesimbra arqueológica|  Sesimbra Jobs |  Sesimbra Jovem |  Sesimbra, três Freguesias, um Concelho| Se Zimbra|  Simplicidade | Singradura da relinga| Skim Brothers| Sonhar de pés presos à cama|  Tiago Ezequiel |  Tiago Pinhal |  Trans-ferir | Una mirada a la Ria de Vigo|          Varam'ess'aiola |  Ventinhos |


    Canoa da Picada