[ © Arquivo Municipal de Lisboa - clique para ampliar ]
O vapor Machado em reparação na Rocha do Conde de Óbidos (1903)
☆
[...] «D. Carlos estava principalmente interessado nas pescas, não só por causa do seu interesse científico mas também porque o estudo da biologia podia levar a uma exploração mais racional dos recursos. Ele estava numa posição favorável para o fazer uma vez que tinha [o cientista] Albert Girard como perito da Comissão das Pescas. Por essa altura começou-se a perceber que os, então recentes, arrastões a vapor esgotariam os recursos da plataforma que, no caso dos pescadores portugueses, tinham sido explorados apenas por barcos à vela.
Para investigar o problema, em 1902 alugou o vapor Machado que pescou a diferentes profundidades ao largo de Sesimbra. Foi registada a espécie, abundância e comprimento de cada peixe capturado. Isto não era suficiente, claro, para estudar o possível esgotamento do peixe mas constituiu uma base para o trabalho conduzido vários anos depois.»
Professor Luiz Saldanha
"D. Carlos de Bragança, pai da oceanografia portuguesa".
Photo of the steamboat 'Machado', that was used by Portuguese king Carlos I (1863-1908) in early scientific research, in 1902, in the coastal waters of Sesimbra, to assess the possible damage of trawler fishing. The scientist Luiz Saldanha appoints Carlos I as the "father of Portuguese oceanography".
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial