O Aiola está enganado a caravela Vera Cruz foi construida nos estaleiros de Vila do Conde,mais precisamente no Samuel e Filhos de 1998 a 2000, estaleiros esses que contruiram a "Bartolomeu Dias" (1987-1988) e "Boa Esperança" (1989-1990). Em Sesimbra tivemos embarcações ai construidas como o Formigueiro,Sebastião Paulo, Menina Encantada,Cais Mar e as traineiras Pombinho e Beatriz Paulo.
A Caravela Vera Cruz, réplica das caravelas usadas nos Descobrimentos, foi construída nos Estaleiros de Vila do Conde. O objectivo deste projecto é mostrar aos alunos das escolas e populações, as condições e o conhecimento que os navegadores tinham de ter para se aventurarem em mares tão longínquos. Em parceria com o Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer foi elaborado um Programa de Visitas Escolares para cumprir estes objectivos. Não nos podemos esquecer que a Barca do Alto, de Sesimbra, também faz parte da História das Descobertas.
Está normalmente amarrada na Marina de Lagos, onde se dedica a actividades de interesse histórico-turistico. Salvo erro foi esta a caravela que acompanhou o cruzeiro que ligou Lisboa- Rio de Janeiro nas comemorações dos 500 anos do "achamento" do Brasil. Para quem quer aprofundar os seus conhecimentos acerca deste fantástico cruzeiro, "Vento Meu no Brasil 500" de José Katzenstein.
"Achamento" foi a palavra que se encontrou na altura das comemorações para substituir "Descoberta", porque a terra não estava oculta nem perdida. Em todo o caso, o significado é quase o mesmo. Talvez por isso usa-se agora outra palavra: "Encontro". Acho bem.
Sei que há quem tenha muito mais nela navegado que eu, mas esta embarcação da APORVELA esteve em Aveiro a convite da Avela e eu fiz parte da tripulação que a levou até à doca do espanhol em Lisboa, sob o comando do João Lopes. Foi uma viagem memorável.
João Lucio, João Lucio Lopes, era assim que se chamava o nosso Comandante, que conduziu a Vera Cruz de Aveiro até Lisboa. Nos canais da minha Ria fui eu que o guiei. À saída da barra ainda lhe disse: Comandante, uma milha e meia nos 245 e depois podemos fazer rumo à vontade. Ainda me calharam dois quartos de leme até Cascais, e bem frios foram, que a viagem foi em Janeiro. A visibilidade da casa do leme é nula, pelo que a Vera Cruz necessita sempre de um vigia no castelo da popa, numa das amuradas ou na proa. Linda viagem fizemos.
A Vera Cruz é da Aporvela - Associaçlão de Treino de Vela e está na Doca de Alcântara em Lisboa. Quem a quiser tripular (confirma-se que ao leme a visibilidade é reduzida) pode fazer-se sócio. Esteve em Sesimbra durante treze dias para a realização de filmagens. E, quem sabe, voltará em breve...
Sesimbra, por fora e por dentro: as grutas, a fauna cavernícola e a sua ecologia
Ana Sofia Reboleira, Fernando Correia
"Povoadas por inúmeras lendas e mitos, as grutas são cápsulas do tempo que conservam importantes registos para a construção da nossa identidade, dado que os seres humanos aqui se abrigaram nos princípios da humanidade e deixaram vestígios pré-históricos para memória futura da sua presença", explica Sofia Reboleira. "Mas, talvez mais importante que o passado, é dar a saber que estas albergam hoje estranhas formas de vida, permitindo reinterpretar a história da vida na terra e de como ela se transforma para sobreviver em ambientes tão inóspitos e extremos.", afirma ainda a especialista em fauna cavernícola.
"Exatamente por o tema ser tão singular e estranho, tivemos especial cuidado em criar e estruturar esta obra segundo uma linguagem acessível e motivadora, embora funcional e construtiva no edificar de um saber especial", argumenta Fernando Correia. O responsável pela ilustração da obra salienta: "Fizemos um grande esforço para que isso mesmo sobressaísse quer no discurso escrito, quer ao nível visual, por forma a impulsionar a leitura, e, de caminho, ajudar também a promover a exploração do concelho sob outros olhos. Procurámos construir um livro que cativasse e ensinasse de forma entusiástica — mas sem que pareça uma lição ou sem perder a necessária objectividade e correção científica — e onde a forma como se divulga a Ciência mais atual seja a adequada para a multitude de públicos a que a destinámos."
Além do especial cuidado dedicado ao texto escrito por ambos os biólogos (que contempla várias investigações desenvolvidas no concelho), foi feito um grande esforço para ilustrar profusamente o livro com imagens também inéditas, fotografias e ilustrações, esteticamente interessantes e sumamente didáticas (ao qual se adiciona um design sóbrio, mas fluido).
De realçar que as ilustrações são ilustrações científicas e, como tal, criadas propositadamente para complementar e, às vezes, suplementar, o discurso científico da obra, tornando-a, na perspectiva de um todo, muito mais completo e instigante à descoberta.
Os homens do mar de Sesimbra são sábios. Sempre souberam transmitir o seu conhecimento aos aprendizes atentos, aos capazes,
como escreveu Álvaro Ribeiro, de aceitar a audiência antes da evidência. Grau a grau, ou degrau a degrau, se ascende de moço a arrais, passando por companheiro.
Rafael Monteiro
★
Gama, Cão ou Zarco
Não nasceram aqui.
Quem nasceu aqui foi o barco.
António Telmo
Marés em Sesimbra / Tide table [ mare.frbateaux.net ]
Fotos TrekEarth Photos.
Pesqueiros de Sesimbra (fishing sites)
10 Comentários:
Onde foi construída? É de um particular ou de uma instituição?
Eu
esta é uma replica daquelas do tempo dos descobrimentos??
O Aiola está enganado a caravela Vera Cruz foi construida nos estaleiros de Vila do Conde,mais precisamente no Samuel e Filhos de 1998 a 2000, estaleiros esses que contruiram a "Bartolomeu Dias" (1987-1988) e "Boa Esperança" (1989-1990).
Em Sesimbra tivemos embarcações ai construidas como o Formigueiro,Sebastião Paulo, Menina Encantada,Cais Mar e as traineiras Pombinho e Beatriz Paulo.
Miguel
A Caravela Vera Cruz, réplica das caravelas usadas nos Descobrimentos, foi construída nos Estaleiros de Vila do Conde.
O objectivo deste projecto é mostrar aos alunos das escolas e populações, as condições e o conhecimento que os navegadores tinham de ter para se aventurarem em mares tão longínquos.
Em parceria com o Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer foi elaborado um Programa de Visitas Escolares para cumprir estes objectivos.
Não nos podemos esquecer que a Barca do Alto, de Sesimbra, também faz parte da História das Descobertas.
Tem razão, a informação inicial tinha esse erro, mas fora entretanto corrigido.
Está normalmente amarrada na Marina de Lagos, onde se dedica a actividades de interesse histórico-turistico. Salvo erro foi esta a caravela que acompanhou o cruzeiro que ligou Lisboa- Rio de Janeiro nas comemorações dos 500 anos do "achamento" do Brasil. Para quem quer aprofundar os seus conhecimentos acerca deste fantástico cruzeiro, "Vento Meu no Brasil 500" de José Katzenstein.
"Achamento" foi a palavra que se encontrou na altura das comemorações para substituir "Descoberta", porque a terra não estava oculta nem perdida. Em todo o caso, o significado é quase o mesmo. Talvez por isso usa-se agora outra palavra: "Encontro". Acho bem.
Sei que há quem tenha muito mais nela navegado que eu, mas esta embarcação da APORVELA esteve em Aveiro a convite da Avela e eu fiz parte da tripulação que a levou até à doca do espanhol em Lisboa, sob o comando do João Lopes.
Foi uma viagem memorável.
João Lucio, João Lucio Lopes, era assim que se chamava o nosso Comandante, que conduziu a Vera Cruz de Aveiro até Lisboa.
Nos canais da minha Ria fui eu que o guiei.
À saída da barra ainda lhe disse:
Comandante, uma milha e meia nos 245 e depois podemos fazer rumo à vontade.
Ainda me calharam dois quartos de leme até Cascais, e bem frios foram, que a viagem foi em Janeiro.
A visibilidade da casa do leme é nula, pelo que a Vera Cruz necessita sempre de um vigia no castelo da popa, numa das amuradas ou na proa.
Linda viagem fizemos.
A Vera Cruz é da Aporvela - Associaçlão de Treino de Vela e está na Doca de Alcântara em Lisboa.
Quem a quiser tripular (confirma-se que ao leme a visibilidade é reduzida) pode fazer-se sócio.
Esteve em Sesimbra durante treze dias para a realização de filmagens. E, quem sabe, voltará em breve...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial