[ clique para ampliar ]
'Menina Encantada' ao largo da costa alentejana, no regresso de uma pescaria em Marrocos. Os barcos de Sesimbra começaram a pescar em Marrocos nos anos 70, quando o peixe do anzol (peixe-espada, pescada, xaputa, goraz, pargo, albacora, etc.) rareou na nossa costa, e o porto de abrigo permitiu a construção de barcos maiores, sem necessidade de os varar nas ruas da vila. Um desacordo entre a União Europeia e Marrocos, determinou o fim desta epopeia em 30 de Novembro de 1999. Foto enviada por Miguel Lourenço. | ∫ | Boat 'Menina Encantada' [Enchanted Girl] on the Portuguese coast, coming back from fishing in Morocco. The fishermen of Sesimbra started to fish in Morocco coast since the 70's, when the big fishes became scarce in the Portuguese coast, and the building of port facilities allowed for bigger boats. But a disagreement between European Union and Morocco put an end to these fisheries since the end of 1999. Photo sent by Miguel Lourenço. |
11 Comentários:
Foi um rude golpe para a economia sesimbrense a falta de acordo, em relação às pescas, com Marrocos.
A União Europeia não nos deixou margem de manobra para negociar, de forma independente, um acordo com Marrocos - os pescadores, as suas famílias, a frota e a vila foram vítimas dessa decisão.
Eu
João, conta ao mundo a história do nome "Menina Encantada" ! Vá lá...Faz esse favor, fazes?
A menina encantada
Todos vinham vê-la dançar, as ondas sapateavam na areia e os peixes barbateavam no mar seguindo o voltear da sereia que bailava sem parar.
A menina encantada encantou o pescador, que preso no seu encanto dela se apaixonou. Prometeu que ia buscá-la para no seu barco passear, conhecê-la melhor e amá-la, dela se apaixonar. Triste a menina chorou por não poder deixar o mar, não era como o pescador, nunca o poderia amar.
Triste, o pescador prometeu-lhe que nunca iria esquecê-la, seria sempre para ele a “Menina Encantada” e levou-a sempre consigo para conhecer outros mares.
Eu
parabens eu!
simplesmente linda esta tua entrada!!!
Obrigada pelo miminho, João Fonseca.
Eu
A "Menina Encantada" governada pelo Mestre Paulo José Encantado foi Campeã na pesca em Marrocos durante a Década de 80 e 90, este barco tinha uma tripulação de 30 Pescadores no Mar e 20 em Terra.
A C.M. de Sesimbra devia ter tido a iniciativa de adquirir este navio (práticamente a custo Zero) que foi abatido,e fazer um Museu da Pesca em Sesimbra, como fez a Camara de Ilhavo ou de Viana.
Espero que num Futuro próximo a CMS não perca outra oportunidade.
Não sei de quem é este blog, mas gostaria de lhe fazer um pedido. Gostaria de poder ter uma cópia da fotografia da "companha do barco Menina Encantada", porque um dos senhores na foto é o meu pai, que já faleceu e gostava de ficar com a recordação.
Ricardo Silva: a imagem digitalizada foi-me enviada pelo Miguel Lourenço, creio que é ele que tem a fotografia original.
No entanto, em qualquer dos fotógrafos de Sesimbra (Valdemar ou Sargedas, por exemplo) pode pedir para lhe imprimirem uma reprodução de qualidade, indicando-lhes a seguinte referência da imagem na Internet:
http://farm4.static.flickr.com/3042/2632829795_dcb37c4fb6.jpg
(atenção, esta referência é longa e termina com as letras jpg; se não estiver a ver a referênca integralmente, copie com o botão direito do rato, ou experimente ver estes mesmos comentários clicando aqui)
sei que o barco menina encantada está no algarve e faz de restaurante, dizem que esta espetacular gostava de saber se tem alguma foto do mesmo e o sitio ao certo,disseram-me portimão, mas sem certezas.
Embora com o mesmo nome, não é o mesmo barco (e o número de matrícula é tambem diferente). Sobre a situação actual do antigo Menina Encantada, ver aqui.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial