[ clique para ampliar ]
Beira-mar de Sesimbra, zona a poente da Fortaleza, antes da construção da estrada marginal. É visivel a escada que dá acesso à Galé (Rua Capitão Leitão) e os dois grandes edifícios que ladeavam o arraial da armação Varanda. Como é lógico, ainda não tinha sido rasgado o "Monte dos Vendavais" para ligação por estrada à Angra de Nossa Senhora (actual porto de abrigo).
5 Comentários:
Penso que é a primeira vez que vejo um fotografia de Sesimbra, antes da construção da marginal... obrigado! Já agora, a marginal data de que ano?
Segundo a Bíblia pexita (*), «construída nos primeiros anos da década de 30 [do século XX], por iniciativa do então presidente da Câmara, Capitão Preto Chagas, a respectiva empreitada foi adjudicada ao Engº Moniz da Maia, pelo valor de 988 contos. (...) levou mais de três anos a construir e a sua ligação ao Largo da Marinha, com o consequente arranjo do mesmo, só se verificaria quase no final daquela década.»
Designou-se inicialmente Via Mar e Sol.
(*) "O que veio à rede - Vocabulário, alcunhas e topónimos de Sesimbra", de P. Pitôrra, A. Cagica Rapaz, A. Reis Marques e Rafael Monteiro. (livro recentemente reeditado).
Esclarecido. Mais uma vez, obrigado!
De nada. Agradeço a visita.
Foi com entusiasmo que vi esta fotografia, nao so pela sua antiguidade, como tambem pelo facto de ser morador da Rua Capitao Leitao, e de ter curiosidade em conhecer todos os "testemunhos" da zona.
Abraço
J.C.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial