[ clique para ampliar ]
(Fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa)
ll
"Tanto Mar" Programa de Maria Augusta Casaca na TSF Reportagem no porto de Portimão sobre diversas actividades de pesca. Lançamento ao mar do "Alma Lusa", o maior palangreiro do país. Lamentos e protestos de diversas artes. Diferentes políticas de Portugal e Espanha no apoio às pescas. A aventura do regresso a Marrocos. Experiências com a criação de peixe em gaiolas no mar. Nota: se não conseguir ouvir o programa, clique ou copie o seguinte endereço para o seu leitor virtual: |
«Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus. O molusco adulto, da espécie "Mesonychoteuthis hamiltoni" ("lula colossal" é o nome popular) foi apanhado em águas profundas, já na região da Antárctida, disse na quinta-feira o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.
«A lula permanecia viva ao ser capturada, devorando um peixe que havia sido fisgado pela tripulação, acrescentou o ministro. «A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições», afirmou o ministro.
«"A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo", descreveu. A lula foi congelada no navio e levada à Nova Zelândia para investigações científicas.
«A "lula colossal" é uma das criaturas mais misteriosas das profundezas oceânicas, atingindo até 14 metros de comprimento. Segundo Anderton, o animal será fotografado, medido, registado e preservado intacto, depois de ter amostras de tecido retiradas.»
Notícia do semanário Sol
O José Palmeirim, almocreve (o segundo a contar da esquerda) com os seus ajudantes: o Roque, à esquerda e o Justo,à direita, até o fotógrafo não resistiu ao burro e ficou na fotografia. Esquina da Rua Brito Camacho (em frente) com a Rua Gonçalo Velho (à esquerda). O mesmo local na actualidade: