vive-se um tempo em que pouco apreço damos aos sesimbrenses que se evidenciam pelo seu esforço e dedicação a diversas causas.aproveito para lançar ao sr. aldeia um desafio uma vez que está na câmara e tem acesso directo aos responsaveis que tomam decisões. Para quando uma "festa homenagem" a todos os sesimbrenses que se evidenciaram a nivel nacional e internacional??? gastamos tanto dinheiro (bem gasto na minha humilde opiniao)em concertos espectaculos,teatros, fogos de artificio ,feiras de artesanato e afins...porque não homenagear os sesimbrenses que a nivel nacional e internacional se destacaram em diversas modalidades do desporto,futebol,judo,hoquei,volei, a nivel do teatro e do cinema temos a helena laureano e outros,automobilismo,motociclismo enfim as fontes sao inesgotaveis e teriamos muitos e bons motivos para festejar o sucesso dos sesimbrenses...fica o desafio!!! Poderia o jornal o sesimbrense ser o mentor da ideia !!!
Há actualmente dois órgãos municipais que concedem esse tipo de distinção: a Câmara Municipal de Sesimbra (medalhas do Município, cuja cerimónia decorreu há dias) e a Assembleia Municipal (Prémio Espichel, que teve lugar há poucas semanas). A questão é: para além de familiares próximos, alguém liga? Alguém sabe quem foram os distinguidos nos últimos anos?
É claro que exceptuando os distinguidos, e alguns familiares, ninguém quer saber disso para nada.Além de que muitas dessas distinções não fazem qualquer sentido, tirando algumas(muito poucas) excepções.
Não é exagero se eu dizer que esta equipa era excelente, aqui ainda se jogava com a "prata da casa", incluindo o mister Carlos Marques. Sem demérito para nenhum dos intervenientes permitam-me que eu faça referência ao Purificano, meu nº.10 preferido, que foi para mim exemplo nas artes do futebol.
É óbvio que apesar de ter referido o nº.10, todos nesta equipa teriam lugar actualmente nas melhores equipas nacionis da primeira liga. Não pensem que estou a exagerar, basta lembrar que neste "team" está um dos melhores jogadores de todos tempos ao nível nacional: Fragata. Não queria mesmo que houvesse ressentimentos mas teria que referir todos sem excepção porque além do mais fiquei com muitos amigos.
Não posso terminar este assunto sem uma palavra de solidariedade à Família do Acrísio, "keeper" valoroso e de reflexos rapidíssimos. Acompanhei de perto a fase dramática da sua vida, imediatamente anterior à sua solidão no outro lado do Oceano. Apesar da diferença de idades tive o previlégio de fazer parte das equipas em que tanto ele como o irmão mais novo eram valorosos guarda-redes.
Sesimbra, por fora e por dentro: as grutas, a fauna cavernícola e a sua ecologia
Ana Sofia Reboleira, Fernando Correia
"Povoadas por inúmeras lendas e mitos, as grutas são cápsulas do tempo que conservam importantes registos para a construção da nossa identidade, dado que os seres humanos aqui se abrigaram nos princípios da humanidade e deixaram vestígios pré-históricos para memória futura da sua presença", explica Sofia Reboleira. "Mas, talvez mais importante que o passado, é dar a saber que estas albergam hoje estranhas formas de vida, permitindo reinterpretar a história da vida na terra e de como ela se transforma para sobreviver em ambientes tão inóspitos e extremos.", afirma ainda a especialista em fauna cavernícola.
"Exatamente por o tema ser tão singular e estranho, tivemos especial cuidado em criar e estruturar esta obra segundo uma linguagem acessível e motivadora, embora funcional e construtiva no edificar de um saber especial", argumenta Fernando Correia. O responsável pela ilustração da obra salienta: "Fizemos um grande esforço para que isso mesmo sobressaísse quer no discurso escrito, quer ao nível visual, por forma a impulsionar a leitura, e, de caminho, ajudar também a promover a exploração do concelho sob outros olhos. Procurámos construir um livro que cativasse e ensinasse de forma entusiástica — mas sem que pareça uma lição ou sem perder a necessária objectividade e correção científica — e onde a forma como se divulga a Ciência mais atual seja a adequada para a multitude de públicos a que a destinámos."
Além do especial cuidado dedicado ao texto escrito por ambos os biólogos (que contempla várias investigações desenvolvidas no concelho), foi feito um grande esforço para ilustrar profusamente o livro com imagens também inéditas, fotografias e ilustrações, esteticamente interessantes e sumamente didáticas (ao qual se adiciona um design sóbrio, mas fluido).
De realçar que as ilustrações são ilustrações científicas e, como tal, criadas propositadamente para complementar e, às vezes, suplementar, o discurso científico da obra, tornando-a, na perspectiva de um todo, muito mais completo e instigante à descoberta.
Os homens do mar de Sesimbra são sábios. Sempre souberam transmitir o seu conhecimento aos aprendizes atentos, aos capazes,
como escreveu Álvaro Ribeiro, de aceitar a audiência antes da evidência. Grau a grau, ou degrau a degrau, se ascende de moço a arrais, passando por companheiro.
Rafael Monteiro
★
Gama, Cão ou Zarco
Não nasceram aqui.
Quem nasceu aqui foi o barco.
António Telmo
Marés em Sesimbra / Tide table [ mare.frbateaux.net ]
Fotos TrekEarth Photos.
Pesqueiros de Sesimbra (fishing sites)
9 Comentários:
No tempo em que os Sesimbrenses ainda viviam a sua equipa de futebol
Hoje vive-se outro tempo?
vive-se um tempo em que pouco apreço damos aos sesimbrenses que se evidenciam pelo seu esforço e dedicação a diversas causas.aproveito para lançar ao sr. aldeia um desafio uma vez que está na câmara e tem acesso directo aos responsaveis que tomam decisões.
Para quando uma "festa homenagem" a todos os sesimbrenses que se evidenciaram a nivel nacional e internacional??? gastamos tanto dinheiro (bem gasto na minha humilde opiniao)em concertos espectaculos,teatros, fogos de artificio ,feiras de artesanato e afins...porque não homenagear os sesimbrenses que a nivel nacional e internacional se destacaram em diversas modalidades do desporto,futebol,judo,hoquei,volei, a nivel do teatro e do cinema temos a helena laureano e outros,automobilismo,motociclismo enfim as fontes sao inesgotaveis e teriamos muitos e bons motivos para festejar o sucesso dos sesimbrenses...fica o desafio!!!
Poderia o jornal o sesimbrense ser o mentor da ideia !!!
Há actualmente dois órgãos municipais que concedem esse tipo de distinção: a Câmara Municipal de Sesimbra (medalhas do Município, cuja cerimónia decorreu há dias) e a Assembleia Municipal (Prémio Espichel, que teve lugar há poucas semanas). A questão é: para além de familiares próximos, alguém liga? Alguém sabe quem foram os distinguidos nos últimos anos?
Sei que o Edinho foi!
É claro que exceptuando os distinguidos, e alguns familiares, ninguém quer saber disso para nada.Além de que muitas dessas distinções não fazem qualquer sentido, tirando algumas(muito poucas) excepções.
Não é exagero se eu dizer que esta equipa era excelente, aqui ainda se jogava com a "prata da casa", incluindo o mister Carlos Marques.
Sem demérito para nenhum dos intervenientes permitam-me que eu faça referência ao Purificano, meu nº.10 preferido, que foi para mim exemplo nas artes do futebol.
É óbvio que apesar de ter referido o nº.10, todos nesta equipa teriam lugar actualmente nas melhores equipas nacionis da primeira liga.
Não pensem que estou a exagerar, basta lembrar que neste "team" está um dos melhores jogadores de todos tempos ao nível nacional: Fragata.
Não queria mesmo que houvesse ressentimentos mas teria que referir todos sem excepção porque além do mais fiquei com muitos amigos.
Não posso terminar este assunto sem uma palavra de solidariedade à Família do Acrísio, "keeper" valoroso e de reflexos rapidíssimos.
Acompanhei de perto a fase dramática da sua vida, imediatamente anterior à sua solidão no outro lado do Oceano.
Apesar da diferença de idades tive o previlégio de fazer parte das equipas em que tanto ele como o irmão mais novo eram valorosos guarda-redes.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial