[ blog©Sesimbra - clique para ampliar ]
A limpeza realizada na Alfarrobeira há dias, para a qual contribuímos com a nossa chamada de atenção, já a libertou dumas trepadeiras parasitas que estavam a tomar conta dela. Entretanto, a limpeza feita colocou bem à vista os cortes selvagens que foram feitos em anos anteriores, e que desfiguraram completamente esta árvore centenária e de valor histórico.
Esta fotografia, tirada hoje mesmo, revela qual a origem do problema da Alfarrobeira: a prioridade tem sido dada ao trânsito, cortando-se-lhe as ramadas para "facilitar" a vida a automóveis e camionetas. Como se pode ver, o alcatrão vai quase até ao tronco da pobre árvore e foi retirada a terra onde se apoiava, prejudicando o seu desenvolvimento. O facto de estar a ser construído um grande bloco de apartamentos ("Apartamentos da Alfarrobeira"), poucos metros acima, com a consequente impermeabilização do solo, ainda agrava mais este problema.
Terá de ser um especialista a estudar uma solução, mas parece evidente que a estrada terá de ser deslocada, de modo a permitir a criação de uma caldeira em torno do tronco, e por forma a que as ramagens se desenvolvam naturalmente.
Referências anteriores: [ 3 de Agosto ] [ 26 de Junho) ]
5 Comentários:
Não acha que isso é sonhar demais? Então acha que alguem em sesimbra vai desviar o curso de uma estrada para salvar uma arvore? O ideal era fazer mais uma rotunda com a arvore no meio!
www.sesimbraonline.blogspot.com
É triste ver assim tão maltratada uma árvore que, além de monumental, é uma referência para as populações locais. Claro que há ignorância à mistura, pois quem a trata deste modo parece acreditar que cortar-lhe as raízes ou pô-las a descoberto, impermeabilizar o solo à sua volta ou podá-la drasticamente são coisas que não lhe farão grande mossa. Quando ela desaparecer só ficarão os «apartamentos da alfarrobeira»: fraco consolo, pois apartamentos há muitos em todo o lado, e árvores como essa são uma verdadeira raridade.
A sorte desta árvore é não ser da espécie tubarão-alfarroba , senão ...
Sempre achei esse cruzamento muito perigoso não pela Alfarrobeira claro! mas pela sua configuração, qualquer automobilista que venha do do ex. P.Abrigo e queira ir colocar combustivel nas Bombas, ao fazer esse cruzamento provavelmente irá parar á faixa contrária ou seja tem k calcular muito bem quando avançar.
Sempre achei k nesse local deveria de ser feito/a um cruzamento apropriado ou mesmo uma rotunda e claro preservar a Alfarrobeira que sempre deu nome a esse local da nossa vila!
enfim...quem sabe se um dia desses isso acontece!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial