Família na "Passagem" (Praínha) - 1948. | ∫ | Family at the beach, 1948. |
Um blog fotográfico sobre Sesimbra
☆ Monumentos e outros edifícios ☆ Lugares com Alma ☆ Passeio ao Castelo
☆ Monuments and other buildings ☆ Places with a Soul ☆ A short walk to the Castle | Tempo | Marés | Google Map | Visitas |
☆ Monumentos e outros edifícios ☆ Lugares com Alma ☆ Passeio ao Castelo
☆ Monuments and other buildings ☆ Places with a Soul ☆ A short walk to the Castle | Tempo | Marés | Google Map | Visitas |
Sesimbra
sexta-feira, setembro 03, 2010
Canoa da Picada
7 Comentários:
Na passagem , e lá emcima o tal estaleiro que já não é do meu tempo e já tenho 5o anos.
Reparem nas diferenças: antes da construção do novo “molhe” do porto de abrigo havia uma paisagem idílica entre as passagens do Macorrilho e Alcatraz, como se pode ver em pano de fundo, a zona molhada e o respeito pela linha d’água do ribeiro que passava pelo arco do paredão ao fundo.
Quem não viveu este cenário dificilmente sente o que estou a descrever, quem não mergulhou na passagem… quem não apanhou uns camarões de Sesimbra nas poças atrás do banco aonde os meus pais estão sentados…quem perdeu o medo de nadar levando um empurrãozinho na passagem…quem dava saltos acrobáticos naquele local para que as meninas vissem…etc, etc, perguntem aos pais e avós, se eu estou a exagerar, toda a rapaziada da minha época o fazia. É uma saudade imensa, nostalgia saudável.
Dizem que uma “pequena” diferença no traçado previsto do novo “molhe” provocou o demasiado assoreamento que se verificou, mas não sou especialista no assunto.
Todos os anos antes da época balnear, a administração do Porto tem que fazer o “tranfer” das areias de Poente para Nascente, para evitar que a Marginal fique também assoreada.
No local aonde os meus pais estão sentados, espetam-se, agora, chapéus-de-sol dos veraneantes.
Aquilo que em Sesimbra a Natureza privilegiou, o homem alterou, mas pelo menos que limpem aquela linha d’água que está soterrada.
Estou a pensar enviar ao João uma ou duas fotos daquilo que estou a falar.
Se não me engano é Lucindo Cagica (antigo dono da Pensão Chique) com a esposa e o filho Luis Filipe.
Se não for que me desculpe a familia dos visados.
Não tem nada que desculpar, mas para repor a verdade o proprietário da Pensão Chic era o meu avô José Miguel Dias, industrial de hotelaria,como mandava as Finanças, sito em prédio da Família Rumina.
Voltando às “passagens” e apesar da irreversibilidade do assoreamento, era tecnicamente possível, recriar uma zona pedonal condigna contornando o Macorrilho e o Alcatraz - obviamente a uma cota mais alta. Aliando-se a necessidade de acessibilidade com a recuperação da paisagem anterior, respeitando as áreas comerciais de restauração entretanto criadas, beneficiando-as não só no período estival, mas por um período mais vasto.
Criando também nos morros referidos, dois miradouros por excelência, zonas abandonadas, que deveriam há muito tempo beneficiar os Sesimbrenses e quem nos visitam.
Olá Luis,
Olha que interessante, tenho algumas fotos nossas neste espaço.
Depois talvez tas mande.
Um abraço amigo.
E.L.A.C.P.C.
Olá E.L.
Que bem que me soube o abraço amigo, nem sabes o bem que me fez… nunca é tarde, principalmente nesta altura em que o tempo escasseia.
Penso que também tenho essas mesmas fotos, faz parte do nosso património mais valioso.
Muita saúde para toda a Família
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial