Seis anos de publicação do blog Sesimbra: agradecemos as vossas visitas e comentários. | ∫ | 6th aniversary of blog Sesimbra: thank you for your visits and comments |
[ gráfico das visitas em 2009 ] |
Um blog fotográfico sobre Sesimbra
☆ Monumentos e outros edifícios ☆ Lugares com Alma ☆ Passeio ao Castelo
☆ Monuments and other buildings ☆ Places with a Soul ☆ A short walk to the Castle | Tempo | Marés | Google Map | Visitas |
☆ Monumentos e outros edifícios ☆ Lugares com Alma ☆ Passeio ao Castelo
☆ Monuments and other buildings ☆ Places with a Soul ☆ A short walk to the Castle | Tempo | Marés | Google Map | Visitas |
Sesimbra
quinta-feira, janeiro 07, 2010
Canoa da Picada
29 Comentários:
Parabens pelo fantástico blog, pela grande ideia e pelo trabalho desenvolvido.
Parabens, não só pelo aniversário mas também pela qualidade do blog. Sou visita diária (ou quase), é a minha forma de ir sabendo um pouco do que vai (foi) acontecendo em Sesimbra.
Para quando "O Sesimbrense" on line?
Parabéns por estes seis anos de Vida! obrigada também por existirem. Desejo que estes 6 anos se multipliquem muito e muito.
Os meus parabéns por este aniversário e pelo sucesso do blog.Está no topo das visitas de todos os pexitos e pessoas que gostam de Sesimbra,e para além de mostrar a beleza de Sesimbra além fronteiras e levar Sesimbra mais perto aos pexitos que estão longe ainda consegue constantemente surpreender os que cá estão.Um verdadeiro serviço público a todos os níveis!
Parabéns!
De um modo coerente, irei tentar contribuir para que se consiga no presente ano ultrapassar a meta de comentários do ano transacto, divulgando o blog Sesimbra a todos os meus familiares e amigos. O blog merece, pela sua pertinácia em prol de Sesimbra e sua Cultura.
Muitos Parabens ao Blogue, e ao Sr: Joao Aldeia.
Este blog é quase um vício para muitos sesimbrenses e sobretudo para os que mais se interessam ou preocupam pelo que vai acontecendo em Sesimbra e com os sesimbrenses.
Parabéns.
O OUTRO
caro joão
é com júbilo que, uma vez mais, lhe dou os parabéns pelo seu magnífico blogue. Para mim, é muito mais que um mero blogue, é já, sem qualquer sombra de dúvida, parte integrante e indissociável do património cultural da Piscosa.
espero que tenha vontade de continuar - parabéns pelo bom trabalho de notícias e fotografias
abraços de são paulo no brasil
Também para mim, a visita diária ao blog é quase obrigatória.O Blog Sesimbra tem para mim uma caracteristica importante: não gera polémica, e sobretudo não alimenta " os intrujas" que, a pretexto dos seus interesses pessoais e políticos, têm por hábito vir para os blogues debitar toda a sua falta de ética.
Além disso, o Blogue Sesimbra tem uma caracteristica de facto muito interessante, e que tem a ver com a publicação de muitas fotos relacionadas com a vida da nossa terra ao longo dos tempos. Por tudo isso,dou os meus parabéns ao blog e, sobretudo ao João Pedro pela capacidade e regularidade demonstradas, ao longo destes 6 anos.
Muitos Parabéns, tenho gostado bastante de vir visitar o blog.
Agradeço os vossos comentários. Durante este ano, em que se comemoram os 100 anos de implantação da República, procurarei incluir informações sobre os período daquela transição, destacando os locais e alguns dos protagonistas das grandes correntes ideológicas dessa altura em Sesimbra: os monárquicos, os republicanos e os socialistas/anarco-sindicalistas.
Uma correcção: o autor do blog não é o João Pedro Aldeia, meu primo, mas sim João Augusto Aldeia.
Isa: estamos a preparar a nova página on-line, será para breve.
Caro João Augusto Aldeia, peço-lhe desculpa pelo meu equivoco ao invocar no meu comentário o nome do seu primo João Pedro.
Com efeito, esta história repete-se um pouco em relação á conversa que tive consigo na feira do livro na fortalaza, o verão passado, quando falámos pela primeira vez.
Voltámo-nos a falar quando estivémos lado a lado a assistir ao concerto do Reinaldo no Cine Teatro João Mota.
Mas, o mais importante, é que o Blog Sesimbra continue por muitos anos, mantendo este estilo, que, não tenho dúvidas, agrada á maioria dos sesimbrenses (e não só) que, por norma, "navegam" pela net.
Preparava-me para corrigir o lapso da autoria do blog, quando constatei que o meu ilustre primo já o tinha feito. Ainda receei que que face à sua humildade que é apanágio do seu carácter, não desse a devida importância ao assunto, o que me deixaria constrangido por confundirem a sua mente genial com a minha bem mais vulgar. Aqui lhe deixo a minha homenagem pelo seu contributo em prol da terra que ama e dos sesimbrenses.
JPA
Parabéns, gosto sempre de vir ver o que aqui se passa e embora ele ainda seja uma "criança" só de seis "aninhos" espero que o JA Aldeia o "deixe crescer" durante muitos anos.
MP
Fico na expectativa de "O Sesimbrense" on line, bem como do que nos irá dar a conhecer/recordar sobre a actividade dos sesimbrenses intervenientes na mudança de regime de há 100 anos. Particularmente interessada pois meu avô, Epifânio Macedo Saraiva, que não conheci, ter sido colaborador de O Sesimbrense e penso que com alguma intervenção política.
Muito obrigada pelo que nos oferece diariamente.
Muitos parabens, é fantastico.
Continua
JPA: "mente genial?". Mais uma confusão com outra pessoa, que eu não sou de certeza.
Amanhã vou publicar uma foto tua no "Chico 18", foto que eu nem sabia que existia, mas que descobri ao digitalizar negativos de rolos fotográficos antigos.
Isa: é curioso que Epifânio Macedo Saraiva seja um dos colaboradores d'O Sesimbrense que mais tenho lido ultimamente, ao estudar o período inicial do jornal. Em todo o caso, trata-se de uma época já afastada da implantação da República (O Sesimbrense iniciou a publicação em 1926).
Outra coincidência é que hoje, ao consultar outro jornal antigo, a Voz de Sesimbra, de 1924, encontrei outro artigo, o mais antigo que conheço escrito por ele.
J.A. Aldeia, desculpe estar a utilizar os Comentários para pôr esta questão,mas não sei de outra forma de o contactar. Será possível consultar ou obter cópias de artigos escritos pelo meu avô n'O Sesimbrense?
Obrigada pela atenção que me tem dispensado.
Isa Agoas:
O artigo na Voz da Piscosa, de 20 de Março de 1924, pode ser consultado na Biblioteca Municipal de Sesimbra; chama-se "O moleiro e o carvoeiro travaram-se de razões..." e é sobre um conflito entre os donos das armações e as respectivas companhas.
O Sesimbrense pode ser consultado na Biblioteca ou na administraçao do jornal (na Rua da República); a colecção da biblioteca tem muitas edições em falta.
Epifânio Macedo Saraiva escreve bastante durante os primeiros anos do jornal, artigos de natureza política e muito conservadores, frequentemente em polémica com João da Luz. Alguns dos artigos publicados:
«Por Sesimbra» (26 Dez 1926, e seguintes)
«A questão da pesca» (24 Out 1926)
«Política regionalista» (30 jan 1927)
«A emancipação da mulher pela indústria» (6 Março 1927)
«Porque será que Sesimbra não tem progredido!?...» (5 de Junho de 1927 )
«Luís de Camões» (12 de Junho de 1927)
«O canto do albatroz» (17 de Julho de 1927)
«A propósito de um artigo» (21 de Agosto de 1927)
“5 de Outubro» (7 de Outubro de 1928)
«Levanta-te e Caminha!» (10 Fevereiro 1929)
«Medidas de sanidade» (29 Abril 1929)
«A Ditadura» (9 Junho 1929)
«Sesimbra Diverte-se…» (16 Junho 1929)
«A propósito de turismo» (25 Agosto 1929)
«"Os Balillas" e "Avanguardistas"» (22 Set 1929 )
“5 de Outubro de 1910” (6 Out 1929)
«A balada da dor ou a canção do desespero» (15 Dezembro 1929)
«Um motivo de tradição» (11 Maio 1930)
«Os novos flibusteiros» (12 Abril de 1931)
«O culto da incompetência» (24 Maio 1931)
«Salve, Sesimbra» (21 Junho 1931)
«Estamos satisfeitos» (25 Junho 1931)
«Carta a uma dama bolchevista» (20 Dez 1931)
«Bairrismo» (26 Junho 32)
A «Carta a uma dama bolchevista» é muito engraçada:
«(…) desconheço se usa cabelo à garçonne, à Joãozinho, faz desporto, masculiniza-se, desnuda-se e em blagues diversas depois do flirt licencioso, fere rudemente a gramática em suas expressões, e usa lentes como é mais moderno dizer-se e faz por exigir a vaidosa miopia.»
O Sesimbrense de 28 de Julho de 1929, por ocasião do aniversário, inclui um pequeno texto de Epifânio Macedo Saraiva, "Sesimbra e o seu jornal", com foto:
reprodução
J.A.Aldeia,
Muito obrigada pela exaustiva relação dos artigos. Espero ter em breve oportunidade de ir até Sesimbra e consultar os jornais que menciona.
A foto do artigo que enviou é uma das raras que temos, única imagem que tenho deste avô.
Mais uma vez muito obrigada pela sua atenção.
Dr. J. A. Aldeia, quando leio as suas referências ao início do século em Sesimbra fico com vontade de passar os dias no arquivo do Sesimbrense a estudar a Sesimbra do século vinte! Como não posso, agradeço-lho e dou-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que tem feito em prol da memória e da história de Sesimbra.
Espero que tenha força e entusiasmo para continuar durante muitos anos! Parabéns!
Dr.João Aldeia:Elogiar o seu blog e todo o trabalho de pesquisa e informação aos que amam Sesimbra, é quase desnecessário pois já muitos outros o fizeram. Mas como nunca é de mais, associo-me tb.Consultar diáriamente esta página é de facto um vício obrigatório;ler alguns comentários por vezes é divertido.Parabéns por mais um aniversário. Gostaria me informasse onde posso consultar o "Chico 18". Será um blog?Como aceder? Obrigada e Feliz 2010. M.E.C.
Eu escrevi que ia publicar uma foto do João Pedro no "Chico 18", que é o nome do local onde a foto parece ter sido tirada: uma pequena zona arborizada acima do cemitério. Hoje está mais curta devido ao crescimento urbano: das casas e do próprio cemitério.
É curioso que hoje ninguém fala em deslocar o cemitério, mas essa era uma preocupação no início do século, e a Câmara chegou mesmo a fazer um projecto para outro local. E felizmente que o não fez, pos isso só iria complicar a vida das pessoas que não têm facilidade em se deslocar de automóvel.
Para quem conhece um pouco da história de Sesimbra, está lá muita coisa interessante, incluindo as descabidas homenagens políticas feitas depois do 25 de Abril.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial