"Touristic Summer of 1938"
Verão Turístico de 1938, uma das primeiras iniciativas de promoção turística em Sesimbra, levada a cabo pela Câmara e outras instituições: Grémio, Refugo, Clube Naval, União, Pátria, Vitória e Azes. Teve início no dia 31 de Julho, um domingo, pelas 13 horas, com discursos do dr. Costa Junior (presidente da Comissão de Festas) e João Manuel Morais, em representação dos pescadores. Foram então homenageados dois trabalhadores: o marítimo Pedro da Piedade Simplício e o sapateiro António Pinto Coelho. Às 21h houve verbena e tômbola, em barracas construídas no largo de Bombaldes e na Esplanada Atlântico, e a banda do Seixal no coreto. No dia seguinte, de manhã, houve provas de natação e regatas de charutos e de aiolas, seguindo-se, à tarde, um passeio marítimo onde se incoporporaram as bandas do Batalhão de Caçadores e da Sociedade Musical Sesimbrense. Na terça-feira houve provas ciclistas e de atletismo, corridas de sacos e outras. Para a noite estava prevista uma "marcha luminosa pela baía", com embarcações iluminadas, mas provavelmente não se realizou; às 2 da madrugada teve lugar o fogo de artifício, solto e preso. Por esta altura a Comissão de Assistência da vila distribuía gratuitamente mais de 7 mil sopas por mês, e até a promoção turística precisava de "assistência pecuniária" da população.
3 Comentários:
O João Aldeia tem vindo paulatinamente, sem grandes alardes e presunções, a dar a conhecer através do espólio d’O Cezimbrense as fontes históricas da nossa Sesimbra, permitindo uma melhor compreensão da nossa identidade contemporânea.
Aproveito para dizer, como leitor e assinante do jornal O Sesimbrense já algumas décadas, que me parece que ultimamente tem vindo a tomar “vitaminas”.
Adorava ter conhecido Sesimbra nestes tempos...
Eu também adorava, mas só se pudesse viajar no tempo.
O OUTRO
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial