
Tábua da Azóia - com escrita árabe, datando provavelmente do século XII, reproduzindo uma Sura do Corão, exposta hoje durante o encontro de arqueologia. Escondida na gruta 4 de Maio, possivelmente na época de confrontação entre os povos do Islão e os Cristãos: a Jiad (guerra santa) nas terras do Cabo. A tábua foi descoberta por Rui Francisco (Lóia): veja-se o blog Sesimbra Subterrânea. | ∫ | Table with arabic writing, containing a Sura from the Qu'ran, found in a cave in Azóia, Sesimbra. Dating maybe from the 12th century, when Christians where fighting the Islam in this área: the Jihad (Holy War) at the Cape Espichel. The Table was found by speleologist Rui Francisco (Lóia): see the blog Sesimbra Subterrânea. |
6 Comentários:
Interessantíssima e importante descoberta para a identidade do Concelho. Inequívoca prova de que Sesimbra figurava no mapa do Al Andaluz.
boas sr joao aldeia tente investigar melhor pois essa tabua nao foi descoberta apenas por uma pessoa...so para nao parecer mal!!!!!!!!!
Agradeço o seu comentário. A informação aqui escrita foi recolhida no blog Sesimbra Arqueológica, do qual reproduzo estes comentários acerca da descoberta:
Leonor Rocha...
Muito interessante. Quem a descobriu?
Manuel Calado...
Foi o Loia, da LPN, no decurso do levantamento topográfico da gruta. (...)
Se se refere ao facto de estarem mais pessoas na gruta nessa altura, diga-nos quem eram, também é uma informação interessante. No jornal O Sesimbrense, a propósito do lançamento da Carta Arqueológica, procurarei desenvolver um pouco mais este tema.
Parece uma tàboa com o alphabeto Arabe?
Gostaria de saber o que é?
Está ainda a ser estudada por especialistas, mas parece ser uma parte do Corão, o livro sagrado do Islâo. Como o texto do Corão é considerado como sendo a palavra directa de Deus, não pode ser modificado.
Estou d'acordo com asua explicaçao sobre a tàboa,deve ser isso mesmo,
um texto do corao.
Eu andei muito neses paises e vi essas tàboas.
Obrigado
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial