Sardinhas em conserva MILI, com a própria Mili frente à Praínha. O original pertence ao Museu Municipal. | ∫ | MILI: an old brand of sardine conserves from Sesimbra. |
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Sesimbra
sábado, agosto 29, 2009
Canoa da Picada
13 Comentários:
Que graça de embalagem!
Foi com muita alegria que vi um anúncio com o meu nome, e em Sesimbra!!! que delícia! muito e muito obrigada por me mostrar.
Actualmente a Sesibal (Cooperativa de produtores de Sardinha) tambem produzem conserva de sesimbra acontece que não utilizaram a imagem da vila como à muitos anos e deixaram de produzir porque não apostaram nem na divulgação e muito menos no markting.
Já em Setubal com a ajuda da Camara e com uma imagem mais apelativa têm comercializado muito bem.
Pena que algumas pessoas dessa cooperativa se tenham acomudado ao longo do tempo, penalizando a comercialização e divulgação da conserva de sesimbra.
Não sabia que a Sesibal tinha deixado de produzir conservas de sardinha e cavala de Sesimbra. Tem a certeza? É que continuam à venda, pelo menos num estabelecimento de Sesimbra.
Estes produtos necessitam de campanhas de marketing que são muito caras (incluindo o desenho das embalagens) e que não se justificam para produções muito pequenas, como acontece com as conservas da Sesibal — nem me parece que uma empresa de pesca, como é o caso, pudesse lançar-se numa tal aventura comercial. Também não creio que o dinheiro de uma autarquia deva ser gasto a promover o produto de uma determinada empresa. Creio que em qualquer dos concelhos as vendas sejam marginais, podendo ser maiores em Setúbal, em termos absolutos, por essa cidade ter mais população do que Sesimbra.
A Sesibal continua a produzir as conservas de Sesimbra. Que continuam a ter uma boa procura no mercado regional. Em minha opinião a imagem das conservas de Sesimbra é muito mais apelativa e até vende mais o produto. Mas a direcção da Sesibal é que defini o marketing para divulgar as conservas. A sede da cooperativa é em Setúbal, logo é legitimo que haja uma maior aposta das conservas de Setúbal.
A Sesibal com o Peixe capturado em Sesimbra, Setubal e sines porduz conserva mas de uma forma independente, ou seja se formos aos Pingo doce de Sesimbra encontramos conservas da sesibal com a capa de setubal e não a de Sesimbra e essa conserva segundo consta reverte somente para os pescadores de Setubal.
Isto porque as pessoas responsaveis da organização não souberam mandar fazer uma caixa apelativa da conserva de sardinha,e a actual está muito pior do que essa da Mili.
A ordanização de produtores de sardinha de Matosinhos fizeram embalagens com fotos antigas e no verso as actuais embarcações, já a de sesimbra apenas tem uma sardinha ou cavala.
As conservas de Sesimbra foram divulgadas no inicio do lançamento,aqui em portugal e em mais 3 cidades europeias, penso talvez que não tenha havido interesse no investimento em prol da sua divulgação.Ainda hoje se continua a fazer trabalhos culinários com essas conservas.
Sem a divulgação merecida.
Qualquer pessoa que entenda um pouco de marketing sabe que as sardinhas de Sesimbra, têm uma embalagem mais apelativa. Só não são mais vendidas e conhecidas porque a empresa Sesibal não tem estratégia comercial.
Sr. Aldeia na minha opnião a caixa da conserva de Sesimbra não me diz nada embora o conteude seja o mais importante, acontece que na maioria das vezes os Portugueses comem mais com os olhos do que com a barriga e no caso das de Sesimbra as pessoas responsáveis fizeram muito pouco pela imagem da mesma.
Se alguem tiver uma caixa das conservas de Sesimbra que enviem pois podem constactar que fizeram uma caixa à tres pancadas quando podia-mos fazer uma com a imagem e a certificação da nossa terra.
Aguem que me explique como uma cooperativa de 3 terras individualiza as suas conservas.
Sei que é uma cooperativa que tem uma direcção eleita, mas parece-me que é a mesma desde da formação, existe sem duvida uma conveniencia e uma concentração de poder da direcção em setubal sendo a terra menos representativa das tres em numero de barcos.
Um anónimo diz que a Sesibal não tem estratégia Comercial,de à uns anos para cá arriscaria-me a dizer que não tem estratégia de nada apenas o acumudismo de pessoas à muito no poder e com o objectivo de olhar exclusivamente para o seu umbigo.
Actuamente temos 2 traineiras em Sesimbra que fazem parte de Cooperativas do norte porque a Sesibal fechou as portas às duas empresas de Sesimbra.
Esta marca Mili tem dono?
Não faço ideia.
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