Pode ver as Aguarelas sobre Sesimbra do Artista (da Casa) Sesimbrense André Semblano, no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Santiago até 30 de Agosto 2009 das 19H00 às 24H00.
Foi com agrado que visitei a 1ª. Exposição de Artes Plásticas de Sesimbra Sou um admirador da obra dos pintores Ernesto Neves e Augusto Patrão e da ceramista Lourdes Brites, gostei muito da escultura de Carlos Bajouca que conhecia mal, mas de um modo geral, na minha modesta opinião o nível é muito bom. Lamento que não estivesse representado artistas Sesimbrenses como Manuela Marques, António Ratinho, Semblano e Carlos Sargedas, mas é verdade que desconheço o critério de selecção. É provável que o espaço não permitisse a presença de todos.
Caro Anónimo, no mínimo foi infeliz, também tenho DIAS assim, presumo que é recente a frequentar o blog e ler os seus comentários, porque se fosse frequentador assíduo teria visto uma foto da década de vinte que o João teve a amabilidade de ma publicar, retratando o meu saudoso pai, portanto tudo transparente. Neste País, como a justiça é lenta, à sombra do anonimato a insinuação grassa! PS -Já agora gostava de saber a sua opinião sobre a exposição LFDIASCAGICAP
Caro Luís: comentários como o desse anónimo são claramente reveladores das limitações de quem os escreve: parecem escrever sobre terceiros mas é sobre eles mesmos que escrevem, um fenómeno conhecido da psicanálise. Resta-nos desejar que os desabafos na Internet os ajudem a aliviar a angústia e pressão psicológica que os oprime e os leva a agir assim.
Sesimbra, por fora e por dentro: as grutas, a fauna cavernícola e a sua ecologia
Ana Sofia Reboleira, Fernando Correia
"Povoadas por inúmeras lendas e mitos, as grutas são cápsulas do tempo que conservam importantes registos para a construção da nossa identidade, dado que os seres humanos aqui se abrigaram nos princípios da humanidade e deixaram vestígios pré-históricos para memória futura da sua presença", explica Sofia Reboleira. "Mas, talvez mais importante que o passado, é dar a saber que estas albergam hoje estranhas formas de vida, permitindo reinterpretar a história da vida na terra e de como ela se transforma para sobreviver em ambientes tão inóspitos e extremos.", afirma ainda a especialista em fauna cavernícola.
"Exatamente por o tema ser tão singular e estranho, tivemos especial cuidado em criar e estruturar esta obra segundo uma linguagem acessível e motivadora, embora funcional e construtiva no edificar de um saber especial", argumenta Fernando Correia. O responsável pela ilustração da obra salienta: "Fizemos um grande esforço para que isso mesmo sobressaísse quer no discurso escrito, quer ao nível visual, por forma a impulsionar a leitura, e, de caminho, ajudar também a promover a exploração do concelho sob outros olhos. Procurámos construir um livro que cativasse e ensinasse de forma entusiástica — mas sem que pareça uma lição ou sem perder a necessária objectividade e correção científica — e onde a forma como se divulga a Ciência mais atual seja a adequada para a multitude de públicos a que a destinámos."
Além do especial cuidado dedicado ao texto escrito por ambos os biólogos (que contempla várias investigações desenvolvidas no concelho), foi feito um grande esforço para ilustrar profusamente o livro com imagens também inéditas, fotografias e ilustrações, esteticamente interessantes e sumamente didáticas (ao qual se adiciona um design sóbrio, mas fluido).
De realçar que as ilustrações são ilustrações científicas e, como tal, criadas propositadamente para complementar e, às vezes, suplementar, o discurso científico da obra, tornando-a, na perspectiva de um todo, muito mais completo e instigante à descoberta.
Os homens do mar de Sesimbra são sábios. Sempre souberam transmitir o seu conhecimento aos aprendizes atentos, aos capazes,
como escreveu Álvaro Ribeiro, de aceitar a audiência antes da evidência. Grau a grau, ou degrau a degrau, se ascende de moço a arrais, passando por companheiro.
Rafael Monteiro
★
Gama, Cão ou Zarco
Não nasceram aqui.
Quem nasceu aqui foi o barco.
António Telmo
Marés em Sesimbra / Tide table [ mare.frbateaux.net ]
Fotos TrekEarth Photos.
Pesqueiros de Sesimbra (fishing sites)
7 Comentários:
Pode ver as Aguarelas sobre Sesimbra do Artista (da Casa) Sesimbrense André Semblano, no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Santiago até 30 de Agosto 2009 das 19H00 às 24H00.
Foi com agrado que visitei a 1ª. Exposição de Artes Plásticas de Sesimbra
Sou um admirador da obra dos pintores Ernesto Neves e Augusto Patrão e da ceramista Lourdes Brites, gostei muito da escultura de Carlos Bajouca que conhecia mal, mas de um modo geral, na minha modesta opinião o nível é muito bom.
Lamento que não estivesse representado artistas Sesimbrenses como Manuela Marques, António Ratinho, Semblano e Carlos Sargedas, mas é verdade que desconheço o critério de selecção.
É provável que o espaço não permitisse a presença de todos.
Imperdoável eu ainda não ter ido ver!
Se não estou enganado, este LCPinto é o único filho de Lucindo Cagica Pinto.
Será que não gosta de ser Cagica?
É bom saber que Sesimbra tantos eventos; estou contente por isso.
Caro Anónimo, no mínimo foi infeliz, também tenho DIAS assim, presumo que é recente a frequentar o blog e ler os seus comentários, porque se fosse frequentador assíduo teria visto uma foto da década de vinte que o João teve a amabilidade de ma publicar, retratando o meu saudoso pai, portanto tudo transparente.
Neste País, como a justiça é lenta, à sombra do anonimato a insinuação grassa!
PS -Já agora gostava de saber a sua opinião sobre a exposição
LFDIASCAGICAP
Caro Luís: comentários como o desse anónimo são claramente reveladores das limitações de quem os escreve: parecem escrever sobre terceiros mas é sobre eles mesmos que escrevem, um fenómeno conhecido da psicanálise. Resta-nos desejar que os desabafos na Internet os ajudem a aliviar a angústia e pressão psicológica que os oprime e os leva a agir assim.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial