[ clique para ampliar ]
Baile promovido pelos Bombeiros Voluntários de Sesimbra no Salão da Vila Amália. Fotografia de Maria Emília Crespo (a menina de vestido escuro à direita da palavra "Campeão"). | ∫ | Ball by the Volunteer Fire Department of Sesimbra at the 'Vila Amália' Ballroom. Photo of Maria Emília Crespo (the girl in the dark dress at the right of the word "Campeão"). |
22 Comentários:
Consegue dar a data do baile , ou reconhecer algueem??
Este baile foi por volta de 1949/51
Há muita gente conhecida infelizmente muitos já desaparecidos.À frente penso seja Ludgero Caleiro, esdª Joaq.José Covas, Dr.Cabrita e esposa, + atraz Zeca Salgueiro, etc
M.E.C.
Há mais:à esqª Alfredo Filipe, Dr.Fernando Lopes e esposa,+esqª sr.Jójo e esposa, para cima Ernesto Covas, José António G.Covas, + atraz sr.Duque e esposa à esqª destes um casal q morava em frente por cima do Golfinho;atraz Zé Braz e esposa, Jacinto Castanho e esposa, Laura Covas e marido à frente Manuel José A.Pereira (pai)e esposa, Fernando Cardoso,Mª Amália Castanho e marido. M.E.C.
Good to see some older shots.
Já repararam o modo distinto como esta geração Sesimbrense vestia. Sem dúvida muito menos banal e mais distinta que a actual.
Pelo contrário: o pronto-a-vestir e a liberdade de estilo veio ultrapassar a obrigatoriedade desta ridícula fardeta do fato-e-gravata. Quanto à moda feminina, a variedade e liberdade do vestir actual não tem comparação com as limitações impostas na época às mulheres.
O blog está a desgostar-me, detesto não poder comentar na hora, os posts seguintes não o permitem.
Não gostei nada
também já estou muito triste com tanta roupa suja que alguns aí a lavam muitos parabéns j. aldeia
Dr. João Aldeia, esta ridícula fardeta como o senhor classifica, era apenas a fardeta usada na época. Certamenta vestida por moda da época ou por sentido estético dos seus contemporâneos. Confundir estética ou mau/bom gosto com falta de liberdade de escolha, é confundir tudo. Aliás, parece-me que o Sr. anda a baralhar e a confundir tudo. Parece-me claramente baralhado, perturbado e excessivamente agressivo para, e, qualquer opinião que não é do seu agrado.
Já sei que me vai classificar como triste anónimo ou, mesmo, coisa pior.
Não pretendo nem nunca pretendi desrespeitá-lo, não pretendo classificá-lo de nada. Apenas, dei a minha opinião sobre a estética, visível na fotografia da época e a falta de estética visível no nosso dia a dia.
Cumprimentos. Continue a divulgar o melhor de Sesimbra.
« baralhado, perturbado e excessivamente agressivo»
Olhe que não. O meu comentário não tem nada de agressivo, leia bem. É posteriormente a esta época que os rituais do vestir se liberalizaram e se transformamram no que é hoje, em que há a liberdade de cada um se vestir como entende. Imagine-se ter de ir de fato e gravata para um baile! E foi na geração da minha adolescência que essa mudança se deu. Se entende que era melhor ter continuado assim como vemos na foto, é uma opinião a respeitar.
Já agora: em que é que o meu comentário revela que estou baralhado e perturbado?
Em minha opinião, o q tem de interesse nesta foto e em muitas outras, é identificar as personagens e ñ fazer disto um descarregar de palavras agressivas. Não era essa a intenção ao facultar a sua divulgação. Por isso, aqui vão + uns nomes: Manel da farmácia(fardado)e esposa, por trás a Mia Batista e marido,ao lado, de óculos a Elvira, irmã do João Mau, por detrás do Jacinto, ao fundo, Mário Cardoso.A trás do Joaq.J.Covas, Delmina Carvalho e mais ao lado Julinha Cagica a dançar com o Egas. Conheço mais pessoas mas esqueci os nomes. Sorry!
M.E.C.
Lindo! continuem a enviar fotografias destas,porque assim também é divertido nós identificarmos as pessoas.
Cara, M.E.C. tem toda a razão. Se, em Sesimbra existem muitas pessoas respeitaiveis a senhora é uma delas. É com admiração que constato o seu positivo contributo para a divulgação das actividades e modo de vida dos nossos antecessores Sesimbrenses. É com agrado, que vejo as suas fotografias de menina (Permita-me que diga que era uma menina muito bonita).Permita-me poder agradecer o seu excelente contributo para a divulgação do que foi Sesimbra. Mas permita-me também avisá-la que deve evitar opinar em sentido contrário ao autor do Blog. Fica imediatamente sujeita à critica agressiva, selvajem e intolerante do mesmo. Opinar em sentido contrário ao autor do blogue é garantir que vamos ser insultados. Porque, somos solitários, incoerentes desiquilibrados e temos muito que aprender com os iluminados , precisamos de ouvir o autor do Blogue. ( ouvir o autor do blogue é por em risco a nossa vivência e alegria de viver.
Nunca aqui insultei ninguém — e os escritos estão aí para o provar. No seu caso, aquilo que acaba de fazer — aproveitamento de um aparente elogio apenas para fazer passar a sua mensagem — é de uma grande deselegância. E fica aqui para toda a gente ler. E quem é o autor? Um anónimo. Só podia ser.
Então,mas a opção "anónimo" existe , qual é a dificuldade? será que não percebem,que umas colherinhas de chá em pequeninos tinha feito bem a algumas pessoas?
Existem várias opções, a escolha foi sua. Acredite que não levo muito a sério estas trocas de galhardetes no blog. Mas se acha que o debate é desagradável para si, então essa seria uma forte razão para não envolver nele uma pessoa que nada tem a ver com isso.
Você, Não faz mesmo mais nada. Espera dia e noite pelas criticas que lhe são dirigidas. Parece-me que está paranoico. Aproveita o seu delírio para agredir tudo e todos. Seja mais tolerante, acredite que nem todos somos mal intencionados, acredite que, para além de si, há mais gente que gosta de Sesimbra.
Para que ñ hajam confusões, sou o anónimo que perguntou se a apção "anónimo" existe, poque é que ñ havemos de a utilizar? nada mais tenho a ver com os outros comentários.Até porque estou a gostar imenso das fotos e de alguns comentários tais como os da sr.Dª Mª E.C.
Anda por aqui outro anónimo com uma grande azia. Vá ao médico que isso melhora.
Repare numa coisa: sou o autor do blog, onde coloco fotografias e legendas mais ou menos anódinas. Não é verdade que esteja à espera de comentários para aproveitar e responder agressivamente: são os comentários que são agressivos — e respondo-lhes à letra, isso é verdade. Mas não escrevo nada com a intenção de provocar tais reacções, conforme sugere. Nesse aspecto creio que não tem razão.
Mas, por outro lado, o seu comentário alertou-me para outra coisa: ao responder aos comentários que eu considero agressivos, estou apenas a ser reactivo, ou seja, dependente da iniciativa de outros, proporcionando debates que acabam por não ser nada interessantes e se afastam do tema das fotografias. Vou ter de agir de modo mais adequado a essas iniciativas espúrias e recentrar o blog naquilo que é a sua essência. Só por isso, agradeço-lhe a chamada de atenção.
Ultima nota: eu sei que há muita gente que gosta de Sesimbra, é isso mesmo que dá vida à vila. Este universo da blogosfera é apenas uma minoria muito pequena.
Boa noite!
Isso não é propriamente verdade senhor aldeia, já me deparei com palavras agressivas da sua parte, sem razão aparente, parece que vê muitas vezes o lado negro das palavras e segundas intenções onde elas não existem.
Umas lentes mais positivas nos seus óculos de ver o mundo seriam uma aquisição que em muito o ajudaria a ter um olhar mais preciso sobre a realidade que o rodeia, isto no meu humilde ponto de vista.
Até mais ver,
Anónimo...
Agradeço o seu comentário e sugestão.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial