Ai se eu tivesse sabido a tempo! Vivaldi, Sesimbra à noite! Sesimbra é uma das minhas terras de eleição. Toda a zona da Arrábida, me é particularmente querida. A única praia que suporto é o Portinho. Que saudades das férias que por aí passei! Como eu entendo Sebastiâo da Gama quando lhe chama "Serra Mãe"! Como eu tremo, quando sei que mais um fogo, comeu mais algumas árvores unicas. Como sofro, quando vejo as horrorosas pedreiras que deixaram à mostra os ossos brancos de serra. Parabéns pelo vosso Blog. Não deixo de o ver um unico dia, mas só hoje tive coragem para me dirigir a vós. Continuem. Maria dos alcatruzes
Excelente espectáculo em Sesimbra. É pena que no mesmo dia e à mesma hora estivesse agendada mais uma "Conversa na Capela". Sesimbra necessita destas actividades culturais mas, não será possível realizá-las em dias diferentes? Gostaria de saber quantas pessoas terão estado na capela do Espírito Santo? Constou-me que foram menos de vinte. Caro J.A. Aldeia, Sesimbra vista pela objectiva da sua máquina fotográfica é realmente magnífica. Sesimbra sentida no dia a dia já não é tão perfeita. Um passeio pela marginal "nova" a qualquer hora do dia permite constatar uma realidade diferente das suas bonitas fotografias. Os odores nausiabundos ao longo de toda a marginal são uma realidade indesmentível. Para quando as obras de rectificação do sistema de drenagem das águas pluviais? Os amontoados de lixo junto aos respectivos contentores de recolha são uma realidade. Não terá a autarquia meios para sensibilizar os agentes turísticos de Sesimbra que estas são práticas muito prejudiciais para a sua própria subsistência? Para finalizar, é de lamentar profundamente a descarga de esgoto que hoje (23/8/08) foi feita para a praia. Pensava eu, que estas descargas tinham sido definitivamente banidas pela gestão do Amadeu Penim. Verifico infelizmente, que as más práticas do tempo de Ezequiel Lino voltaram.
Pelo vistos foi um bom espectáculo, apesar de não ter podido ido ver, mas foi claramente uma boa iniciativa por parte da câmara.
Quanto ás descargas das águas, passei pela praia junto à Fortaleza pelas 21h e era preocupante ver os jovens que estavam a realizar um evento na mesma em pânico com tal situação, visto estar a passar águas "porcas" junto ao seu local.
Caro João Aldeia, espero que o Jornal O Sesimbrense, noticie que o esgoto correu para a praia e que todos os dias o cheiro nauseabundo na marginal é insuportável.É que no tempo do Penim os articulista do Jornal andavam à procura destes e outros casos para porem em causa a gestão Socialista.Vá lá, publique.
Sesimbra, por fora e por dentro: as grutas, a fauna cavernícola e a sua ecologia
Ana Sofia Reboleira, Fernando Correia
"Povoadas por inúmeras lendas e mitos, as grutas são cápsulas do tempo que conservam importantes registos para a construção da nossa identidade, dado que os seres humanos aqui se abrigaram nos princípios da humanidade e deixaram vestígios pré-históricos para memória futura da sua presença", explica Sofia Reboleira. "Mas, talvez mais importante que o passado, é dar a saber que estas albergam hoje estranhas formas de vida, permitindo reinterpretar a história da vida na terra e de como ela se transforma para sobreviver em ambientes tão inóspitos e extremos.", afirma ainda a especialista em fauna cavernícola.
"Exatamente por o tema ser tão singular e estranho, tivemos especial cuidado em criar e estruturar esta obra segundo uma linguagem acessível e motivadora, embora funcional e construtiva no edificar de um saber especial", argumenta Fernando Correia. O responsável pela ilustração da obra salienta: "Fizemos um grande esforço para que isso mesmo sobressaísse quer no discurso escrito, quer ao nível visual, por forma a impulsionar a leitura, e, de caminho, ajudar também a promover a exploração do concelho sob outros olhos. Procurámos construir um livro que cativasse e ensinasse de forma entusiástica — mas sem que pareça uma lição ou sem perder a necessária objectividade e correção científica — e onde a forma como se divulga a Ciência mais atual seja a adequada para a multitude de públicos a que a destinámos."
Além do especial cuidado dedicado ao texto escrito por ambos os biólogos (que contempla várias investigações desenvolvidas no concelho), foi feito um grande esforço para ilustrar profusamente o livro com imagens também inéditas, fotografias e ilustrações, esteticamente interessantes e sumamente didáticas (ao qual se adiciona um design sóbrio, mas fluido).
De realçar que as ilustrações são ilustrações científicas e, como tal, criadas propositadamente para complementar e, às vezes, suplementar, o discurso científico da obra, tornando-a, na perspectiva de um todo, muito mais completo e instigante à descoberta.
Os homens do mar de Sesimbra são sábios. Sempre souberam transmitir o seu conhecimento aos aprendizes atentos, aos capazes,
como escreveu Álvaro Ribeiro, de aceitar a audiência antes da evidência. Grau a grau, ou degrau a degrau, se ascende de moço a arrais, passando por companheiro.
Rafael Monteiro
★
Gama, Cão ou Zarco
Não nasceram aqui.
Quem nasceu aqui foi o barco.
António Telmo
Marés em Sesimbra / Tide table [ mare.frbateaux.net ]
Fotos TrekEarth Photos.
Pesqueiros de Sesimbra (fishing sites)
6 Comentários:
Ai se eu tivesse sabido a tempo!
Vivaldi, Sesimbra à noite!
Sesimbra é uma das minhas terras de eleição. Toda a zona da Arrábida, me é particularmente querida. A única praia que suporto é o Portinho. Que saudades das férias que por aí passei! Como eu entendo Sebastiâo da Gama quando lhe chama "Serra Mãe"! Como eu tremo, quando sei que mais um fogo, comeu mais algumas árvores unicas. Como sofro, quando vejo as horrorosas pedreiras que deixaram à mostra os ossos brancos de serra.
Parabéns pelo vosso Blog. Não deixo de o ver um unico dia, mas só hoje tive coragem para me dirigir a vós.
Continuem.
Maria dos alcatruzes
Quer dizer a riviera portuguesa.
Excelente espectáculo em Sesimbra. É pena que no mesmo dia e à mesma hora estivesse agendada mais uma "Conversa na Capela". Sesimbra necessita destas actividades culturais mas, não será possível realizá-las em dias diferentes?
Gostaria de saber quantas pessoas terão estado na capela do Espírito Santo? Constou-me que foram menos de vinte.
Caro J.A. Aldeia, Sesimbra vista pela objectiva da sua máquina fotográfica é realmente magnífica. Sesimbra sentida no dia a dia já não é tão perfeita. Um passeio pela marginal "nova" a qualquer hora do dia permite constatar uma realidade diferente das suas bonitas fotografias. Os odores nausiabundos ao longo de toda a marginal são uma realidade indesmentível. Para quando as obras de rectificação do sistema de drenagem das águas pluviais?
Os amontoados de lixo junto aos respectivos contentores de recolha são uma realidade. Não terá a autarquia meios para sensibilizar os agentes turísticos de Sesimbra que estas são práticas muito prejudiciais para a sua própria subsistência?
Para finalizar, é de lamentar profundamente a descarga de esgoto que hoje (23/8/08) foi feita para a praia. Pensava eu, que estas descargas tinham sido definitivamente banidas pela gestão do Amadeu Penim. Verifico infelizmente, que as más práticas do tempo de Ezequiel Lino voltaram.
ACP
Pelo vistos foi um bom espectáculo, apesar de não ter podido ido ver, mas foi claramente uma boa iniciativa por parte da câmara.
Quanto ás descargas das águas, passei pela praia junto à Fortaleza pelas 21h e era preocupante ver os jovens que estavam a realizar um evento na mesma em pânico com tal situação, visto estar a passar águas "porcas" junto ao seu local.
Acho mesmo inadmissível.
Simarsul ao rubro!
Caro João Aldeia, espero que o Jornal O Sesimbrense, noticie que o esgoto correu para a praia e que todos os dias o cheiro nauseabundo na marginal é insuportável.É que no tempo do Penim os articulista do Jornal andavam à procura destes e outros casos para porem em causa a gestão Socialista.Vá lá, publique.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial