ll

segunda-feira, março 31, 2008

fotografia alojada em www.flickr.com
[ blog©Sesimbra - clique para ampliar ]
     Decorreu no mês passado, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, uma palestra do professor João Luís Cardoso, sobre os achados arqueológico do Outeiro Redondo. Para além do historial das escavações, foi apresentado o respectivo resultado: cerâmicas e instrumentos de pedra (machados,pontas de seta, etc.) do período Calcolítico, bem como lingotes de cobre e um anzol do mesmo metal. Quanto a edificações, foi descoberta uma muralha, bem como o local de uma lareira (na imagem). O arqueólogo calcula que ainda existam muitos mais vestígios naquele Outeiro, nomeadamente de habitações, bem como a continuação da muralha.
     Porém, como já foi referido aqui, a continuação das escavações não se encontra garantida, nem sequer a protecção da zona já escavada. Por isso reafirmo o que já aqui tinha escrito. Nada de essencial foi descoberto que não se conhecesse já. Não se vê por isso motivo para a realização das escavações — nem para a sua continuação nesta altura — dada a inexistência de um programa de protecção e valorização da estação arqueológica. Quem protege agora o Castro de Sesimbra das intempéries — como a de há poucas semanas — ou do vandalismo?
Fireplace in a chalcolithic settlement, near Sesimbra. The archaeological excavations revealed some interesting objects (axes, arrow points, even a copper hook, for fishing) but nothing essential was revealed ,that wasn't already known. And now there is no plan for it, no protection for the site. Maybe the solution will be to cover it again.

3 Comentários:

Às 31/3/08 , Anonymous Anónimo disse...

Preciso do meu passado. Eu sou a minha terra, tenho-a no meu peito guardada. Vibro quando a toco, única companheira e confidente. Capaz de ouvir os meus dramas e chorar comigo, capaz de amar-me como sou, capaz de ver o mar como eu o vejo.
Terra vermelha, que me há-de acolher para eu também ser antepassado.

Eu

 
Às 31/3/08 , Anonymous Anónimo disse...

Com esta agora é que fiquei arrasado!!!
Com que então não se decobriu nada de novo ("que não se conhecesse já")? Com que então "Não se vê motivo para a realização das escavações — nem para a sua continuação nesta altura ..."?
O que é que explica esta sua posição face a estes trabalhos? Há vários outros trabalhos arqueológicos a decorrer na região de Sesimbra e, sobre esses, não o vejo tão indignado!
Por favor, do alto da sua ignorância, deixe de fazer afirmações comos estas!

 
Às 1/4/08 , Blogger Joao Augusto Aldeia disse...

Caro visitante: se dicorda, diga porque é que discorda. Exprima a sua opinião de forma clara e correcta. E excusa de me dar ordens, que eu não tenho medo de si.

Como me chama ignorante, presumo que seja sábio. Sendo sábio, não lhe deve ser difícil apresentar um ou dois argumentos, ajudando dessa forma aos outros leitores a formar a sua própria opinião. Creio que lhe falta é algum sentido de humor (mesmo sábio, não se pode ser perfeito...)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Aguarelas de Turner|  O amor pelas coisas belas |  Angola em Fotos  Aldrabas e fechaduras| Amigos da Dorna Meca| Amigos de Peniche| André Benjamim| Ao meu lado| Arrábida| (flora) Arrábida| (notícias) Arrastão| @tlanti§| Atlântico Azul| Atitude 180| Badamalos| Banda da SMS|  Barcos do Norte | B. dos Navios e do Mar| Blasfémias| Blue Moon I|  Boa Noite, Oh Mestre! | Canoa da Picada|  Carlos Sargedas |  Caminhos da Memória |  Catharsis |  Caxinas... de Lugar a freguesia  | Cetóbriga| Clube Leitura e Escrita| Coelho sem Toca| Cova Gala|  Crónicas de 1 jornalista | De Rerum Natura|  Desporto Saudável | Dias com Árvores| *** Dona Anita ***| Do Portugal Profundo| El mar és el camí| Espaço das Aguncheiras| Estórias de Alhos Vedros|  Estrada do Alicerce | Expresso da Linha|  Filosofia Extravagante | Finisterra| Flaming Nora| Grão de Areia| Gritos Mudos| Homes de Pedra en Barcos de Pau| Imagem e Palavra| Imagens com água| Imenso, para sempre, sem fim| O Insurgente| J. C. Nero| José Luis Espada Feio|  Jumento  Lagoa de Albufeira| Mar Adentro Ventosga| Magra Carta| Marítimo| Mil e uma coisas| Milhas Náuticas| Molino 42| My Littke Pink World| Nas Asas de um Anjo| Navegar é preciso|  Navios à Vista |  Nazaré | Neca| Nitinha| Noites 100 alcool| Nós-Sela| Nubosidade variabel| O Calhandro de Sesimbra|  Orçadela | Página dos Concursos| Pedras no Sapato|  Pedro Mendes | Pelo sonho é que vamos| Pescador| Pexito do Campo|  A Pipoca mais Doce | Ponto de encontro| Portugal dos Pequeninos|  Praia dos Moinhos |  Quartinete | Reflexus| Rui Cunha Photography| Rui Viana Racing| Rumo ao Brasil|  Ruy Ventura | Sandra Carvalho| Sesimbra arqueológica|  Sesimbra Jobs |  Sesimbra Jovem |  Sesimbra, três Freguesias, um Concelho| Se Zimbra|  Simplicidade | Singradura da relinga| Skim Brothers| Sonhar de pés presos à cama|  Tiago Ezequiel |  Tiago Pinhal |  Trans-ferir | Una mirada a la Ria de Vigo|          Varam'ess'aiola |  Ventinhos |


Canoa da Picada