[ blog©Sesimbra - clique para ampliar ]
Decorreu no mês passado, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, uma palestra do professor João Luís Cardoso, sobre os achados arqueológico do Outeiro Redondo. Para além do historial das escavações, foi apresentado o respectivo resultado: cerâmicas e instrumentos de pedra (machados,pontas de seta, etc.) do período Calcolítico, bem como lingotes de cobre e um anzol do mesmo metal. Quanto a edificações, foi descoberta uma muralha, bem como o local de uma lareira (na imagem). O arqueólogo calcula que ainda existam muitos mais vestígios naquele Outeiro, nomeadamente de habitações, bem como a continuação da muralha. Porém, como já foi referido aqui, a continuação das escavações não se encontra garantida, nem sequer a protecção da zona já escavada. Por isso reafirmo o que já aqui tinha escrito. Nada de essencial foi descoberto que não se conhecesse já. Não se vê por isso motivo para a realização das escavações — nem para a sua continuação nesta altura — dada a inexistência de um programa de protecção e valorização da estação arqueológica. Quem protege agora o Castro de Sesimbra das intempéries — como a de há poucas semanas — ou do vandalismo? | ∫ | Fireplace in a chalcolithic settlement, near Sesimbra. The archaeological excavations revealed some interesting objects (axes, arrow points, even a copper hook, for fishing) but nothing essential was revealed ,that wasn't already known. And now there is no plan for it, no protection for the site. Maybe the solution will be to cover it again. |
3 Comentários:
Preciso do meu passado. Eu sou a minha terra, tenho-a no meu peito guardada. Vibro quando a toco, única companheira e confidente. Capaz de ouvir os meus dramas e chorar comigo, capaz de amar-me como sou, capaz de ver o mar como eu o vejo.
Terra vermelha, que me há-de acolher para eu também ser antepassado.
Eu
Com esta agora é que fiquei arrasado!!!
Com que então não se decobriu nada de novo ("que não se conhecesse já")? Com que então "Não se vê motivo para a realização das escavações — nem para a sua continuação nesta altura ..."?
O que é que explica esta sua posição face a estes trabalhos? Há vários outros trabalhos arqueológicos a decorrer na região de Sesimbra e, sobre esses, não o vejo tão indignado!
Por favor, do alto da sua ignorância, deixe de fazer afirmações comos estas!
Caro visitante: se dicorda, diga porque é que discorda. Exprima a sua opinião de forma clara e correcta. E excusa de me dar ordens, que eu não tenho medo de si.
Como me chama ignorante, presumo que seja sábio. Sendo sábio, não lhe deve ser difícil apresentar um ou dois argumentos, ajudando dessa forma aos outros leitores a formar a sua própria opinião. Creio que lhe falta é algum sentido de humor (mesmo sábio, não se pode ser perfeito...)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial