[ blog©Sesimbra - clique para ampliar ]
Como é habitual, uma grande quantidade de areia da praia foi retirada pelas marés de Inverno. Na ponta do Caneiro a praia foi substituída por um mar de pedras. Na fotografia de baixo, tirada no Verão passado, pode ver-se a mesma grande pedra que é visível na imagem de cima. | ∫ | The big stone of the photo bellow, taken last Summer, is the same that can be seen on the photo above, top left. As usual in Winter, a large amount of sand was removed from the beach, uncovering many stones. In Spring, it will be back. |
8 Comentários:
Este ano foi valente!
Várias vezes alguns anos atrás vi as escadas de madeira do Empreendimento ficarem sem apoio, de um dia para o outro, numa só maré.
Esta não é a Pedra Alta, mas é o pedregulho maior de Sesimbra, dado à luz por rebentamentos numa antiga gesseira.
A sua queda provocou tal estrondo que mais parecia o fim do mundo.
É o que resta a leste, primeiro a queda da pedra, mais tarde a derrocada do muro...
Poderá ser isto uma causa da construção do edificio California?
Não me diga que decidiram construir o edifício Califórnia por causa dos movimentos das areias?
:-)
Não, caro anónimo, esteja descansado porque isto não é consequência de nenhum edifício: é um fenómeno natural que ocorre desde que há memória.
as ondas no Inverno têm mais "energia" e quando rebentam na praia transportam a areia para uma zona fronteira à praia onde fica acumulada... no Verão o espraiado é mais suave e torna a pôr a areia na praia...
isto se a praia estiver em equilíbrio dinâmico como estão a generalidade das praias "encaixadas"!!
na costa aberta se houver uma direcção predominante da corrente litoral, por exemplo de norte para sul como é na nossa costa Oeste, a areia é retirada e reposta mas sempre um bocadinho mais a sul... até desaparecer!
Bem... desde que não nos levem a areia, que faz cá muita falta...
:-)
o mal é que se calhar levam...
a areia em Sesimbra tem tendência a deslocar-se de nascente para poente... ou seja vai-se acumulando do lado do porto, parcialmente contida pelo esporão em frente ao Hotel do Mar e pelo da rampa dos estaleiros mas acaba por assorear o porto!!
se depois é dragada e não a repõem a nascente...
VAMOS FAZER UM TRABALHO DE GRUPO SOBRE SESIMBRA, MAIS PROPRIAMENTE A CONSTRUÇÕES DE ESPORÕES E PAREDÕES E AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS (ONDE OCORRE EROSÃO, DEPOSIÇÃO, ETC.)
O NOSSO TEMA PRINCIPAL É SOBRE ZONAS COSTEIRAS.
SERÁ QUE PODERIAM ENVIAR ALGUMA INFORMAÇÃO QUE TIVESSEM?!
AGREDECIAMOS IMENSO.
enviar para o mail: marta_claudio.91@hotmail.com
obrigado
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial