[ clique para ampliar ]
Gravura da vila de Sesimbra, c. 1884. | ∫ | Engraving of Sesimbra, c. 1884. |
Gravura publicada pela revista 'Ocidente', em 1884. No lado direito é possível ver a Herdade da Vila Amália, que se encostava à vila através dum muro, na rua Sande Vasconcelos (a rua que sobe do jardim para a Igreja de Santiago, também visível na gravura). Distingue-se bem o edifício da Câmara com um chafariz, a Fortaleza de Santiago, e um Largo de Bombaldes bem maior do que é hoje, abrindo directamente para o areal. As casas em primeiro plano à esquerda parecem localizar-se no planalto do morro do Calvário. Repare-se também na quantidade de barcos fundeados frente à praia, muitos deles com dois mastros. [ Crédito: Dias que voam → ]
3 Comentários:
Deve haver algum exagero no quadro não acha ? Haveriam tantas casas naquela época na vila ? E barcos ?
Tantos ?
O artigo desta mesma revista onde foi publicada a gravura refere uma população de 5 mil pessoas e 1.270 fogos. Mas é seguramente um exagero, pois um recenseamento feito 20 anos antes refere apenas, na freguesia de Santiago, 3.097 pessoas e 767 fogos.
Quanto a barcos também temos dados seguros: o monumental estudo das pescas de Baldaque da Silva indica, para 1886, em Sesimbra, 770 pescadores (575 dos quais nas armações) e 169 barcos (130 dos quais nas armações). Havia então 23 armações.
Mas o desenho não me parece exagerado. É difícil contar as casas, mas o número das que se podem individualizar é inferior. O mesmo acontece com os barcos.
É preciso ter em conta que o liberalismo, e a consequente introdução do capitalismo, tinha atraído para Sesimbra muitas empresas e empresários: e são os empresários de maior sucesso que vão construir os edifícios com fachadas de azulejo que ainda hoje se encontram espalhados pela vila.
Também são esses empresários que fazem crescer anormalmente o esforço de pesca (chegaram a estar autorizadas duas armações para cada sítio, uma virada para a terra e outra para o mar!)
Obrigado pelo esclarecimento .
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial