Rafael Monteiro
No próximo Sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, terá lugar o colóquio "Rafael Monteiro, Sesimbra e a Filosofia Portuguesa", no âmbito do qual amigos e conhecedores da vida e obra do notável sesimbrense falarão sobre a importância e o contributo de Rafael Monteiro para Sesimbra e para a Filosofia Portuguesa.
É minha convicção que não se pode compreender Sesimbra sem compreender, antes, o que este sesimbrense descobriu e revelou sobre a sua terra. E esta compreensão estende-se desde o passado até ao futuro: Rafael Monteiro travou, no seu tempo, combates fundamentais que continuam, ainda hoje, a ser os mesmos e os mais importantes, em defesa da integridade territorial, cultural e moral da terra sesimbrense. Compreensão dos seus avanços e recuos, dos seus entusiasmos e pessimismos, mas, sobretudo, da sua extraordinária vitória sobre a ignorância e o obscurantismo, num caminho árduo por onde, como diz um fado, "só passa quem souber".
2 Comentários:
A manobra da mascarada da lota não conseguiu tirar brilho nem assistência ao colóquio onde o autor deste blogue teve uma bela intervenção.
Agradeço o comentário. Mas nunca me passou pela cabeça - nem passa - que a iniciativa desta quinzena dedicada a dar maior visibilidade às pescas, tenha sido planeada para dificultar a homenagem a Rafael Monteiro. Entre outras coisas discutíveis, a Ciência tem um princípio bastante sensato e que pode ser aplicado nestes casos: entre várias explicações possíveis, deve escolher-se a mais simples.
J.A.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial