[ blog©Sesimbra - clique para ampliar ]
☺ Durante a passada semana tiveram lugar em Sesimbra dois importantes colóquios. O primeiro deles foi uma "conversa" na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, pela jovem bióloga Rita Sá [foto de cima], com o tema "A Pesca Responsável e o Conhecimento Ecológico Local - Qual o Papel do Pescador?". Trata-se de um trabalho de investigação que a bióloga irá desenvolver em Sesimbra, no âmbito do seu doutoramento, aplicando modelos conceptuais que têm sido desenvolvidos, por exemplo, no Canadá, e com os quais se procura juntar os "saberes tradicionais e ancestrais aos dados científicos e históricos mais recentes". É um assunto muito interessante, sobre o qual escreveu Rafael Monteiro — mas a visão deste sesimbrense, que se apoiava numa análise erudita relacionada com a Filosofia Portuguesa, era muito crítica e céptica relativamente ao conhecimento científico. Esperemos que a Dr.ª Rita Sá consiga grande sucesso no seu ambicioso projecto. Sérgio Niza
Esta "conversa" teve a participação de uma boa assistência, onde se encontravam alguns pescadores que também participaram no animado debate, com destaque para o arrais Manuel Chochinha. Houve ainda tempo para uma estreia: Rita Sá mostrou alguns filmes sobre a pesca de arrasto de fundo, onde a câmara estava instalada na própria rede, sendo visível a acção de destruição dos fundos marinhos.
☺ O outro colóquio teve lugar nas antigas instalações do Clube Naval, promovido pela Liga dos Amigos de Sesimbra e teve como orador o arqueólogo municipal Luís Ferreira, que falou sobre o "Centro Histórico de Sesimbra". Este sesimbrense de gema alia a sua juventude a uma genuína paixão pela sua terra e a um sério trabalho científico. Impressiona ver o modo como ele procura compreender e explicar a história de Sesimbra, integrando intuitivamente a evidência científica, as lendas locais e a memória tradicional e geracional — note-se algum ponto de contacto com o programa da bióloga Rita Sá. Luís Ferreira tem uma grande sensibilidade para os pequenos detalhes onde a vila revela a sua personalidade e a sua história, detalhes que passam despercebidos aos apressados. Este investigador — que é responsável pela excelente exposição sobre a pesca que estará até 7 de Outubro na Escola Conde Ferreira — é o autor do texto mais completo que se pode encontrar sobre a história de Sesimbra, com ênfase no período medieval e na Sesimbra castelã, texto esse que pode ser consultado na Biblioteca mas que merecia seguramente estar já publicado em livro.
☺ Houve ainda um outro colóquio, bastante participado, no Grémio, sobre a Escola Pública. Mas ali senti algo semelhante ao que já sentira num outro debate, também no Grémio, há uns anos, nessa altura com a participação do arquitecto paisagista Ribeiro Teles e do professor de filosofia Viriato Soromenho Marques. Tanto num com noutro caso os oradores fizeram excelentes intervenções de fundo e de substância sobre os temas em debate, mas a assistência estava mais preocupada com a circunstância (no caso mais recente, com o conflito entre governo e professores). Deste colóquio destaco sobretudo a intervenção de Sérgio Niza, fundador do Movimento da Escola Moderna, e aproveito para sugerir a leitura desta sua entrevista, de onde cito algo que ele também destacou no debate:«Os trabalhadores têm instrumentos, têm utensílios de trabalho privilegiados, que também são instrumentos caracterizadores e construtores da própria profissão. Inquieta-me muito que os professores não tenham consciência de que os seus instrumentos profissionais são os instrumentos de trabalho intelectual. E que um dos seus instrumentos mais poderosos, também um dos artefactos mais poderosos da invenção humana, é a escrita. Os professores têm medo da escrita, não estão à vontade na escrita, têm medo de perceber que ela é decisiva para a construção das aprendizagens dos alunos, parecem ignorar que o falar e o escrever é que constroem o conhecimento.»
2 Comentários:
pena o anúncio a posteriori...
gostava de ter visto!
João, acredita que só hoje vi este post? estava a pesquisar umas coisas sobre Sesimbra e ver se conseguia ver coisas sobre o Rafael Monteiro. gostei de nos ver juntos no mesmo post :)
Beijinhos
p.s. qto ao meu ambicioso projecto: estou a tentar, estou a tentar...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial