[ clique para ampliar ]
Artigo que escrevi para o jornal "O Sesimbrense", publicado na edição de 16 de Setembro de 1973. A fotografia, do Valdemar Capítulo — também ele colaborador do jornal — mostra uns miúdos a brincar na água que corria de uma das saídas de ribeiros, directamente para a praia, e que vinha misturada com águas de esgotos. Na parte de cima da foto pode ver-se o contra-forte que existia no arraial da armação Roquette.
O estilo moralista do texto tinha uma justificação: críticas directas a autoridades — como a Câmara — corriam o risco de ser cortadas pela Censura, pelo que se recorria a metaforas e a um estilo arrevezado para fazer passar a ideia. Umas vezes resultava, outras não. Certa vez a censura cortou a frase "não nos podem obrigar a ser todos do Belenenses" no editorial do director, Ernâni Roque. Américo Tomás dizia-se adepto do Belenenses, tal como acontecia com outras figuras do regime. O que a frase realmente significava era: não nos podem obrigar a ser todos a favor do regime — e por isso foi cortada.
Este foi talvez o período mais notável da vida de O Sesimbrense, com a publicação de suplementos notáveis, inde se incluíam textos de Rafael Monteiro (caso desta edição), António Telmo e Orlando Vitorino, entre outros. Foi também o período da campanha pela criação do Parque Marítimo de Sesimbra, dirigida por Rafael Monteiro.
1 Comentários:
Belíssima, e muito oportuna, entrada, a lembrar tempos difíceis em que, não obstante as malhas apertadas da censura, o jornal da terra sabia ser o guardião dos interesses de Sesimbra e concitava colaboração valiosa.
"O Sesimbrense" de hoje é a lástima que se vê: um corpo sem alma a menear-se em amabilidades de falsete para com os poderes instituídos; uma inextinguível fogueira de vaidades, alimentada pelo bocejo, longo e soturno, dos leitores mais benovelentes; e uma directora de costas voltadas para o concelho, mas com a pretensão continuada de dar lições de cidadania. Em suma, uma vergonha.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial