Mário Rui
[ clique para ampliar ]
O Mário Rui, da Aldeia do Meco, é um dos grande escritores de Cegadas do Concelho de Sesimbra. Podemos considerar que há dois grandes estilos neste género de teatro popular: um é o estilo "Alfarim", com textos burilados e métrica certinha, de forma a caber nas letras, cantadas a preceito com música de conhecidos fados. O outro é o estilo "Aldeia do Meco", onde o que é mais importante é a história e as piadas certeiras, às quais a música se deve subordinar. É neste estilo que o Mário Rui é o campeão - manifestando um fino sentido de humor que também revela na sua vida pessoal.
Mas o Mário Rui é também o homem do restaurante Celmar, na Aldeia do Meco, um dos melhores do concelho. Trata-se também de um exemplo de sucesso económico, tendo o Mário Rui realizado uma transição exemplar entre as actividades agro-piscatórias do pai e a nova realidade turística daquela zona.
Vem isto a propósito da referência incluída na revista do jornal "Diário de Notícias" de Domingo passado (pag. 140), onde o Mário Rui nos propõe uma "perdiz estufada com castanhas" - tudo produtos desta região, para quem não sabe, embora escassos por causa do crescimento urbano.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial