Terra de pescadores
Fotografia de Sesimbra, com o Largo de Bombaldes do lado esquerdo, fotografado a partir da marginal. Na zona à direita, com lojas de companha com os remos à porta, situa-se hoje o restaurante do "Zé Camarão". Ao fundo do Largo de Bombaldes vê-se o edifício da Praça Velha. Na linha superior dos edifícios, acima da Praça, dintinguem-se bem os três blocos do Bairro dos Bombeiros que estão na Rua Conselheiro Ramada Curto e, à sua direita, os outros dois blocos deste Bairro; acima destes últimos é visível a "fábrica de pirolitos" do sr. Proença. Mais à direita destaca-se o telhado do edifício "Pinto Leão", com as suas características águas-furtadas e pináculos.
Outro aspecto característico de Sesimbra visível na fotografia é a presença de mulheres na rua, não obstante o trabalho da pesca ser exclusivamente masculino.
[Fotografia divulgada por Valdemar Capítulo por altura da Feira do Mar de 2000]
5 Comentários:
Completando:
-são 5 ou 6 os blocos do bairro dos bombeiros e não apenas 3;
-são 3 os restaurantes da zona, "Pedra Alta", "Tony da Marisqueira" e "Velho do Mar";
-é visível o velho quartel dos bombeiros e a sua torre de formação.
Quanto ao Bairro dos Bombeiros, referia-me apenas aos edifícios que se destacavam na silhueta da vila, mas agradeço as suas indicações, que estão certíssimas e me permitiram ainda identificar a velha fábrica dos pirolitos, manancial inesgotável das "placas".
Independentemente de ser 5 ou 6 ou 3 os blocos , quero aqui deixar um agradecimento ao J.A., pelas fotos que aqui tem publicado, e que faz com que os mais novos (como eu), possam conhecer Sesimbra como ela era. Bela e piscosa.
Obrigado pelo comentário.
Creio que são 5 os blocos do Bairro, como se pode confirmar, no Google Earth, no ponto de coordenadas:
38 26 48.86 N 9 06 09.14 W
(fazendo copy & paste e colocando na janela superior esquerda do Google Earth, deve lá ir dar direitinho)
João quanto ao bairro dos bombeiros não sei dizer se são 5 ou 6 blocos, mas o que posso dizer, é que no tempo dessa foto, só existia uma taberna, porue tony da marisqueira e pedra alta, nem sequer eram falados.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial