O Blog do Alentejano chama a atenção para as condições em que alguns animais são mantidos em lojas da especialidade, dando o exemplo duma que existe num centro comercial de Sesimbra.
Anonymous said... a loja chama-se animais e companhia. e não é a 1ª vez que tem estes animais ali muitas das vezes chegam ao ser dois ou mais. mas parece que ás autoridades esta temática não interessa, não trás votos não trás nada. Existe em sesimbra uma associação de defesa dos animais denominada Bianca mas quanto a isto nada faz. Eu tenho quase a certeza que existe uma lei a proibir este tipo de situações, mas deve estar no fundo da gaveta, ou então o senhor dito empresário é amigo de alguém MUITO influente cá na zona. e com isto tudo penso que já me alonguei e despeço-me dos bloguistas que tiveram a coragem de denunciar, este crime.
existe ainda uma outra loja ´de animais no nosso concelho mais própriamente na cotovi que tb tem este sistema de vendas, mas além de um gaiola, tem 2. palavras para quê...
Uma vez que fecharam os restaurantes chineses vão haver mais cães e gatos abandonados. Mais trabalho para a Bianca, a tal organização muito "amiga" dos animais que recebe subsídios da Câmara Municipal de Sesimbra para esterilizar as fêmeas caninas.
Sesimbra, por fora e por dentro: as grutas, a fauna cavernícola e a sua ecologia
Ana Sofia Reboleira, Fernando Correia
"Povoadas por inúmeras lendas e mitos, as grutas são cápsulas do tempo que conservam importantes registos para a construção da nossa identidade, dado que os seres humanos aqui se abrigaram nos princípios da humanidade e deixaram vestígios pré-históricos para memória futura da sua presença", explica Sofia Reboleira. "Mas, talvez mais importante que o passado, é dar a saber que estas albergam hoje estranhas formas de vida, permitindo reinterpretar a história da vida na terra e de como ela se transforma para sobreviver em ambientes tão inóspitos e extremos.", afirma ainda a especialista em fauna cavernícola.
"Exatamente por o tema ser tão singular e estranho, tivemos especial cuidado em criar e estruturar esta obra segundo uma linguagem acessível e motivadora, embora funcional e construtiva no edificar de um saber especial", argumenta Fernando Correia. O responsável pela ilustração da obra salienta: "Fizemos um grande esforço para que isso mesmo sobressaísse quer no discurso escrito, quer ao nível visual, por forma a impulsionar a leitura, e, de caminho, ajudar também a promover a exploração do concelho sob outros olhos. Procurámos construir um livro que cativasse e ensinasse de forma entusiástica — mas sem que pareça uma lição ou sem perder a necessária objectividade e correção científica — e onde a forma como se divulga a Ciência mais atual seja a adequada para a multitude de públicos a que a destinámos."
Além do especial cuidado dedicado ao texto escrito por ambos os biólogos (que contempla várias investigações desenvolvidas no concelho), foi feito um grande esforço para ilustrar profusamente o livro com imagens também inéditas, fotografias e ilustrações, esteticamente interessantes e sumamente didáticas (ao qual se adiciona um design sóbrio, mas fluido).
De realçar que as ilustrações são ilustrações científicas e, como tal, criadas propositadamente para complementar e, às vezes, suplementar, o discurso científico da obra, tornando-a, na perspectiva de um todo, muito mais completo e instigante à descoberta.
Os homens do mar de Sesimbra são sábios. Sempre souberam transmitir o seu conhecimento aos aprendizes atentos, aos capazes,
como escreveu Álvaro Ribeiro, de aceitar a audiência antes da evidência. Grau a grau, ou degrau a degrau, se ascende de moço a arrais, passando por companheiro.
Rafael Monteiro
★
Gama, Cão ou Zarco
Não nasceram aqui.
Quem nasceu aqui foi o barco.
António Telmo
Marés em Sesimbra / Tide table [ mare.frbateaux.net ]
Fotos TrekEarth Photos.
Pesqueiros de Sesimbra (fishing sites)
5 Comentários:
Anonymous said...
a loja chama-se animais e companhia. e não é a 1ª vez que tem estes animais ali muitas das vezes chegam ao ser dois ou mais. mas parece que ás autoridades esta temática não interessa, não trás votos não trás nada. Existe em sesimbra uma associação de defesa dos animais denominada Bianca mas quanto a isto nada faz. Eu tenho quase a certeza que existe uma lei a proibir este tipo de situações, mas deve estar no fundo da gaveta, ou então o senhor dito empresário é amigo de alguém MUITO influente cá na zona.
e com isto tudo penso que já me alonguei e despeço-me dos bloguistas que tiveram a coragem de denunciar, este crime.
11:17 AM
e deprimente ver uma coisa destas! Os animais em sitios tao pequenos...enfim é o pais que temos
existe ainda uma outra loja ´de animais no nosso concelho mais própriamente na cotovi que tb tem este sistema de vendas, mas além de um gaiola, tem 2.
palavras para quê...
Olhem para os cães abandonados, cheios de doenças; para as crianças que morrem de fome, isso sim, mete dó.
Uma vez que fecharam os restaurantes chineses vão haver mais cães e gatos abandonados. Mais trabalho para a Bianca, a tal organização muito "amiga" dos animais que recebe subsídios da Câmara Municipal de Sesimbra para esterilizar as fêmeas caninas.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial