Mar da Babilónia
Não gosto do edifício que pomposamente se auto-designou "Mar da Califórnia" (à semelhança das ruas, estas designações talvez devessem ter controlo público), mas também não me parece que o mar o vá engolir, como alguns anunciam. Relativamente à linha de maré, encontra-se até mais recuado do que o resto da vila.
Mas aquela obra, na minha opinião, foi um grande erro, por outras razões, que nunca vi referidas (o que há-de ter o seu significado). Por um lado, é mais um passo de gigante na transformação da vila num "mega" aldeamento turístico.
Por outro lado, a sua construção impediu a obra que ali deveria ter sido feita: o prolongamento da marginal até à fonte da Califórnia. Poderia até admitir-se alguma construção junto a essa marginal, mas ali deveria ter sido construído, essencialmente, espaço público, dotado de equipamentos públicos associados à fruição da praia, do mar e da paisagem.
Se contra-argumentarem que não havia verba (pública) para isso, então teremos de concluir que se privatizou potencial espaço público a troco de verba. Dir-se-ia que "no princípio era a verba". Resta saber como será no fim.
Notas:
7 Comentários:
...e Ela não voltou!
Quem tem.. tem medo!!
Cagalhão.
Quem? O edifício? Não acho que seja assim tão feio...
e horrivel, kmo é q alguem deixou construir akele mamarraxo ali...deviam ter vergonha
Anónimo da 1:14 pm
Também não gosto muito do Mar da Califórnia. Mas estou em crer que ele não fez tanto mal à paisagem quanto o meu amigo acabou de fazer à língua portuguesa...
Não é capaz de escrever isso no nosso idioma, caramba?
Os prédios da falésia são certamente mais feios, mas não datam de há 20 anos: são quase todos anteriores ao 25 de Abril de 1974.
Os problemas do prédio Mar da Califórnia não são provocados pela sua arquitectura, mas sim pelo facto de estar localizado sobre a praia, ocupando uma área que poderia ter tido melhor uso como espaço público, e também devido aos conflitos de trânsito que provoca na zona nascente da vila.
Teve, por outro lado, a vantagem de criar estacionamento público, permitindo o arranjo da marginal nascente com diminuição de automóveis e aumento do espaço para pedestres. Também virá criar uma quantidade razoável de postos de trabalho. Resta fazer o balanço entre os aspectos positivos e os negativos.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial