Gruta do Frade
A complementar a revelação da existência, nas nossas águas profundas, de um dos peixes mais feios dos oceanos, chega agora a notícia da descoberta, na Arrábida, de uma das mais pequena aranhas do mundo. A notícia é dada, na edição de hoje do Correio da Manhã, pelo nosso conterrâneo Francisco Rasteiro, presidente do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA).
Francisco Rasteiro e o NECA não param de nos surpreender com novas descobertas.
Pedro Cardoso, biólogo especialista em aranhas, adianta: “É quase certo que a nossa aranha de quatro olhos é uma anapistula symphytognathidae.” Os exemplares encontrados são fêmeas, amarelas, de patas curtas, com cerca de um milímetro. “Nunca vi uma aranha adulta tão pequena.” O macho, que os espeleólogos não encontraram, poderá ser ainda mais pequeno.
Francisco Rasteiro queixa-se do pouco interesse das autoridades pelas investigações, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza, que não mostrou interesse em apoiar o estudo da gruta do Frade: “Apesar da extrema dificuldade de encontrar animais com poucos milímetros de comprimento, a equipa de trabalho tem conseguido descobri-los e fotografá-los. Logo que for possível efectivar estudos mais concretos com especialistas na área da bioespeleologia, será dado um passo importante na compreensão de todo o ecossistema cársico, bem como da relação com os agentes do exterior.”
Recorde-se que o NECA, fundado em 1995, tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho notável de exploração das zonas naturais da Arrábida, tendo descoberto muitas grutas naturais, entre as quais se destaca o complexo sistema de salas subterrâneas da gruta do Frade. Esta descoberta deu origem à publicação de um video e do livro "Sistema Cársico do Frade - o fantástico mundo oculto dos minerais", bem como da exposição "Mundo subterrâneo da Arrábida" de Março do ano passado, eventos que constituiram, sem margem para dúvida, o mais importante acontecimento cultural do ano de 2005 em Sesimbra. Esta descoberta, de resto, teve honras de divulgação na revista "National Geographic".
2 Comentários:
Parabéns ao Neca pelo excelente trabalho realizado.
Pexita4ever
o neca merce todo o apoio pelas excelentes campanhas que tem desenvolvido!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial