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domingo, janeiro 01, 2006

N. S. da Aparecida

A barca "Nossa Senhora da Aparecida" aportou a Setúbal algum tempo depois da partida de Sesimbra, devido a condições de tempo adversas, conforme se pode ler na página Rumo ao Brasil:
"No dia 18 de Dezembro, largaram com ventos a favor, e com o apoio das centenas de pessoas que assistiram e partilharam com eles o momento da partida. Só que a Natureza trocou as voltas aos 4 marinheiros. Primeiro caiu o vento, depois virou para Sul o que obrigou a barca a fazer bordos sucessivos, ou seja, a remar contra a maré. Dizem eles “parecia que não conseguíamos sair do mesmo sítio, pior, andávamos para trás”. Por último, as previsões meteorológicas avisavam que ia entrar uma baixa de pressão. O vento continuaria a soprar de Sul; a tempestade era dada como certa no mar. Reunida a equipa, decidiram fazer meia volta e regressar ao porto de Setúbal."
Quando as condições melhoraram, no dia 27 de Dezembro, a "Nossa Senhora da Aparecida" retomou a sua viagem.

Esta inicitiva tem um valor extraordinário, não só pela sua celebração histórica do achamento do Brasil como pela recordação da excelência dos antigas barcas à vela de Sesimbra - leia-se a propósito o sucesso da barca que acompanhou a princesa Catarina de Bragança a Inglaterra, em 1662 [ler aqui]. Parece haver, no entanto, algum optimismo na comparação que se faz entre as barcas de Sesimbra do século XX e as caravelas quinhentistas (ou com as naus, como também se disse). As barcas de Sesimbra, por exemplo, alteraram a sua forma quando foi feita a introdução dos motores, passando a ser mais "gordinhas"; é possível que esta alteração tenha modificado as suas capacidades marinheiras, compensando-o pela eficiência da força motriz.

Por outro lado, a "Nossa Senhora da Aparecida" não utiliza o velame tradicional das barcas de Sesimbra, mas sim velas modernas, nomeadamente o spinnaker (vela que faz um "balão" na proa) próprias dos modernos iates, e que pode não se revelar uma combinação eficiente em todas as condições. Os nossos valorosos velejadores, no entanto, tendo testado a sua embarcação e velame, não deverão ter problemas neste domínio. Fazemos por isso votos para que tenham o maior sucesso na sua aventura.

3 Comentários:

Às 2/1/06 , Anonymous Anónimo disse...

Acho que fizeram mt bem em voltar pois em primeiro lugar esta a segurança, mas não percebo porque foram para Setubal e não para Sesimbra.

 
Às 3/1/06 , Anonymous Anónimo disse...

Onde é Sesimbra?

 
Às 8/1/06 , Anonymous Anónimo disse...

Acompanhei com satisfação a saida da barca, e como é óbvio fico a torcer para que esta aventura tenha o maior êxito. No entanto,penso que é lamentável a falta de informação que se verifica em relação ao decorrer da viagem. Só 12 dias depois da saída de Sesimbra ficámos a saber que, afinal a barca nesse mesmo dia,e por questões de segurança, acabaria por voltar para trás, direita ao porto de Setúbal...de onde acabaria novamente por se fazer ao mar,10 dias depois, isto é, a 27 de Dezembro. A partir daqui,e até ao presente momento(8jan)não mais se viu qualquer informação. A própria imprensa de Tenerife,para onde a barca deveria chegar a 3 de janeiro,não fez qualquer refª. É pena porque tal como eu existem muitas pessoas que gostariam de saber regularmente pormenores sobre esta viagem.

 

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