Beco do Quinquilheiro
O Beco do Quinquilheiro é uma das mais interessantes ruas de Sesimbra. Desde logo pelo nome, associado a uma profissão praticamente desaparecida - quinquilheiro, fabricante ou vendedor de quinquilharias: brinquedos de crianças, bagatelas, miudezas, etç. (nome mais bonito do que muitas das designações de gente outrora importante, mas que hoje importa pouco). Lisboa terá as suas ruas dos Douradores e dos Fanqueiros; a modesta Sesimbra conserva o seu Beco do Quinquilheiro.
Mas esta rua - que tem duas saídas, ao contrário do que o seu nome poderia sugerir - é interessante sobretudo pela diversidade de volumes e recantos criados pelas suas casas, muito diferente dos alinhamentos racionais do urbanismo moderno. Em qualquer dos seus extremos, acede-se à rua por umas escadinhas. Ali encontramos ainda as janelas protegidas com uma rede exterior. O aproveitamento do espaço pelos moradores é igualmente revelador de um modo de vida que se tornou raro nos nossos dias.
O Beco do Quinquilheiro liga à Rua Amélia Frade e à Travessa Amélia Frade (esta, por sua vez, liga ao Largo Luís de Camões, também conhecido como Largo do Canino - ver mapa).
[ clique nas imagens para ampliar ]
2 Comentários:
como diria o outro, já fui muito feliz em sesimbra
Sempre tive uma atracção especial pelo Beco do Quinquilheiro,pois, pelas suas característica é único em Sesimbra.
Como os imóveis estão em mau estado,temo que mais dia menos dia sejam substituidos por prédios, descaracterizados, iguais a tantos outros, e lá se vai o "nosso" Beco do Quinquilheiro.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial