Pescadores espanhóis em luta
Numerosos portos espanhóis encontram-se encerrados pelos pescadores, como forma de luta contra o aumento dos combustíveis e exigindo medidas de apoio. A maior concentração de portos bloqueados encontra-se no Mediterrâneo (ver mapa), mas há outros casos por toda a costa espanhola, tal como na Galiza e País Basco. Em Tarragona os pescadores também fizeram cortes em auto-estradas. O governo diz que já conseguiu chegar a acordo com algumas associações, mas a maioria dos pescadores continua determinada a manter o bloqueio, mesmo naqueles portos em que o governo diz ter havido acordo.
Entre as exigências dos pescadores e armadores encontra-se a constituição de um Fundo de Garantia que permita manter o preço do gasóleo a 30 cêntimos por litro,como acontece em França - independentemente das subidas do preço no mercado. Actualmente os espanhóis pagam o gasóleo a 50 cêntimos/litro.
O governo começou por contrapor um apoio de 8,4 cêntimos por litro, mas entretanto subiu esse valor para 9,5 cêntimos/litro, até ao montante máximo de 3 mil euros por armador. Esta proposta, no entanto, é considerada insuficiente pela maioria dos pescadores e armadores, não só pelo seu baixo valor, mas também porque não os defende contra futuros aumentos do preço de mercado. Só este ano, em Espanha, o preço do gasóleo já subiu 85%.
Em Portugal o preço do gasóçeo para a pesca também tem sofrido uma subida vertiginosa: em Dezembro de 2003 era de 26 cêntimos, em Dezembro de 2004 chegou aos 41 cêntimos, e em Julho de 2005 atingiu os 44 cêntimos, e continuou a subir. No entanto, só beneficiam deste gasóleo as embarcações maiores, pois os pequenos barcos da pesca artesanal utilizam motores a gasolina e não beneficiam de qualquer apoio.
O diferencial de preço de combustível para pescadores portugueses e espanhóis - mesmo sem as exigências que os espanhóis estão agora a fazer - gera uma situação de concorrência desleal, prejudicando a economia e a pesca portuguesas. É uma situação incompreensível, pois toda a lógica da União Europeia é a de criar condições de concorrência iguais, estando proibidos os apoios públicos que permitam a um sector económico de um país europeu ficar beneficiado face a outro país da UE. Como é possível que noutros países europeus a pesca receba apoios muito superiores aos que são concedidos em Portugal e o governo português não faça nada?
Leia-se, a propósito, esta notícia de 26 de Setembro sobre a deslocação de barcos portugueses a Espanha para vender peixe e abastecer com gasóleo mais barato.
"Sobe o gasóleo - baixa o pescado"
O porto de Barcelona é um dos que se encontra completamente bloqueado.
Em Málaga os pescadores impediram que os camiões descarregassem pescado na lota e espalharam a carga pelo chão.
Notícia do jornal El país
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial