Lagoa de Albufeira
A Lagoa de Albufeira voltou a fechar recentemente (a 13 de Junho) depois de ter sido aberta em 25 de Março. No dia 20 de Julho iniciou-se de novo a abertura, dificultada pelo facto de o mar tender a fechá-la de novo. Nesta altura já foi feita a renovação das águas, mas nada garante que o encerramente não se volte a verificar.
O asseoramento das nossas costas é uma tendência secular. Recorde-se que o Rio Coina era navegável durante a Idade Média, comprovado pelo facto, referido por Fernão Lopes, de o Condestável ter subido aquele rio para se encontrar com D. João I, durante a guerra com Castela.
Outro importante assoreamento foi o da Ria de Aveiro, que determinou a migração para sul de muitos pescadores daquela Ria, os quais se integraram nas comunidades piscatórias do Sul, incluindo Setúbal (Bairro das Fontainhas) e o rio Tejo. Sinais dessa imigração são os barcos saveiros (meias-luas) que chegaram a existir em Sesimbra, e as denominadas "redes dos ilhos", redes de emalhar em que se especializaram os pescadores oriundos de Aveiro e Ílhavo.
1 Comentários:
Desconhecia a existencia deste espaço.
Bem-haja para a 'nossa' terra.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial