José Pinto Braz
José Pinto Braz, o dinâmico criador do Hotel Espadarte, criou na madeira a empresa Turipesca, onde aplicou os conhecimentos da pesca desportiva - Big Game Fishing - que, com tanto sucesso, desenvolvera em Sesimbra. A Turipesca continua actualmente, sob a direcção de sua filha, Geny Braz.
Num texto de Anabela Oliveira, pode ler-se:
"Recordado como um homem dinâmico e de espírito empreendedor, José Braz foi durante muitos anos organizador de encontros de pesca desportiva em alto mar [em Sesimbra].
À altura, várias aiolas, pequenas embarcações que tinham como tripulantes apenas um remador e um pescador, faziam-se ao mar. A partir de uma traineira, o organizador comunicava com os participantes através de intercomunicadores, prestando-lhes a assistência necessária. No regresso aguardava-os o conforto, pouco comum à data, do Hotel Espadarte e restaurante com o mesmo nome, unidades hoteleiras também geridas por José Braz.
A eficiência deste homem nas organizações a que se propunha valeu-lhe o reconhecimento, traduzido na adesão de pescadores amadores portugueses e estrangeiros.
Em simultâneo, e na época baixa, “o vistas largas”, como era conhecido na vila, transportava Sesimbra à Europa, divulgando a sua terra natal e as organizações dele dependentes. De tal forma que, em 1975, a Direcção Regional de Turismo da Madeira convidou-o a desenvolver um projecto similar na região.
Desiludido pelo facto de não ver aprovado o seu propósito de ampliação do Hotel Espadarte, José Braz decide aceitar o desafio levando consigo a sua filha, Geny Braz, cujas potencialidades aproveitou ao inseri-la no mundo empresarial.
Contudo, a sua alma manteve-se sesimbrense e muitos, na sua terra e fora dela, também não o esqueceram. Por isso, talvez herdando a tenacidade de seu pai, Eugénia Maria Braz, com algum apoio do Clube Naval de Sesimbra e da Câmara Municipal, decidiu homenagear o homem que levou Portugal até à Finlândia e trouxe a Europa até Sesimbra. Para o fazer nada mais apropriado do que a organização de um torneio com as mesmas características dos organizados por José Braz."
Anabela Oliveira, fotógrafa, tem um interessante portfólio na net onde se encontra esta reportagem fotográfica sobre a pesca do espadarte.
Na página do Clube Naval de Sesimbra também se recorda o papel de José Pinto Braz no desenvolvimento turístico de Sesimbra.
3 Comentários:
Como ajuda ao post e como corecção, devo informá-lo que José Pinto Bráz se radicou na Madeira não por causa do convite entretanto efectuado pelo Organismo referido, mas por na altura ter sido SANEADO e ROUBADO do seu Hotel Espadarte. Se existirem algumas dúvidas, a filha de certeza dará todas as explicações para que não restem dúvidas. Tenho quase a certeza que até nomes de "figuras" sesimbrenses que participaram de alguma maneira na destruição da unidade hoteleira e na tentativa de destruição do Homem, Ela dará.
É possível que sim, no entanto os textos e informações que incluí foram retirados, respectivamente, da página da empresa Turipesca - gerida pela filha - e do Clube Naval de Sesimbra. O meu objectivo foi apenas o de salientar a memória de um sesimbrense empreendedor. Mas não me custa a crer que a sua observação tenha fundamento.
E penso ser esse também o verdadeiro objectivo da filha de José Pinto Braz.
Foi pelo menos o que entendi da longa conversa que tive com ela.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial