Roubaram-nos o salva-vidas!
Segundo o jornal Público, a Marinha resolveu fazer deslocar para a ilha da Madeira a embarcação salva-vidas "N. S. das Chagas" (imagem da direita), que estava em Sesimbra desde o Verão de 2000. Trata-se de uma embarcação moderna, com 14 metros de comprimentos. Em sua substituição ficámos com uma pequena embarcação de 6 metros.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias alerta para o facto da nova embarcação, mais pequena, ter uma autonomia limitada (apenas 6 milhas) não sendo adequada para o alto mar, pelo que a navegação e barcos de pesca de maior porte ficam sem protecção.
A Marinha defende-se dizendo que "Sesimbra é uma zona segura no Verão e a Madeira precisava de um salva-vidas".
Tudo indica que, em vez de comprar a embarcação que faltava na Madeira, o governo resolveu desviar daqui o salva-vidas, com o argumento esfarrapado de que a zona é segura no Verão. Então e no resto do ano ? E quando o salva-vidas foi adquirido em 2000, e aqui foi colocado, não fazia falta ? É claro que fazia - pelo que o argumento da Marinha não faz qualquer sentido. Além disso na Madeira existem desde 2003 dois salva-vidas parados por motivos burocráticos (ver abaixo a nota B)
Depois da legislação para acabar com a pesca em Sesimbra, esta decisão parece ter o mesmo objectivo. Eis mais uma medida contra a qual a comunidade sesimbrense deve protestar, exigindo de volta o salva-vidas.
Notas:
A) - o salva-vidas retirado de Sesimbra é da "classe Rainha D. Amélia", cujas características pode ver aqui.
Ainda em Abril de 2004, a Marinha publicava na sua Revista da Armada o seguinte texto:
«Actualmente, o Instituto de Socorros a Náufragos está a renovar parte da sua frota de embarcações salva-vidas, contando já com oito embarcações designadas por "Classe Rainha D. Amélia". São embarcações de última geração, nomeadamente pelo seu poder de manobra, velocidade, autonomia, capacidade de auto-adriçamento e de enfrentar a adversidade própria de condições de mar alteroso e vento forte, estando equipadas com alta tecnologia náutica. Estas UAM’s encontram-se atribuídas às estações salva-vidas da Foz do Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Paço de Arcos, Sesimbra, Sines e Sagres.»A nova embarcação, provavelmente, será da "classe Atlantic 21", que pode ver aqui.
(Leia a notícia completa aqui).
B) - em 2003 foram adquiridos para a Madeira dois salva-vidas do tipo "Arun" (ver), cada um deles com capacidade para 30 pessoas; ora a verdade é que ainda no passado dia 20 do corrente mês, o Jornal da Madeira noticiava que estas embarcações continuavam em terra, por falta de legalização, alegadamente devido a problemas burocráticos: leia a inacreditável notícia aqui.
4 Comentários:
Vá povo da Nossa Terra temos de gritar todos juntos:
- Queremos pescar nas nossas águas.
- Queremos o Salva Vidas prometido
Os Sesimbrenses pagam impostos e os pescadores de Sesimbra não são uma classe marginal.
Vamos fzer um abaixo-assinado mostrando ao Governo o nosso descontentamento.
Passemos a palavra a todos os sesimbrenses para assinarmos este documento em pról dos nossos pescadores e da nossa terra.
Calma, ó mestre!
A democracia criou organismos para nos defender. Não é a carroça quem tem de andar à frente. Quer adivinhar quem é que tem de mexer os cordelinhos?
Além disso, este governo é socialista e, portanto, melhor amigo do povo não há.
Se a coisa correr para o torto, como parece, só há que pedir responsabilidades aos responsáveis, o que me parece que não tem acontecido. O que parece é que estão todos demasiado "manietados", sabe-se lá porquê.
Para mim, recordo o velho provérbio "Os cães ladram mas a caravana passa". É só identificar quem faz de cães e a quem interessa que a caravana passe...
Olá
já não vinha aqui a algum tempo e fiquei muito surprendida, no ano passado falaste sobre a minha versao do carnaval mas sou portuguesa e pexita isso mesmo sou de sesimbra, nascida e criada.
Vi a noticia das marchas populares e fiquei mt satisfeita já que faço parte do cavalinho de musicos, que pela tradição e amor a vila aceitaram o convite para tocar sem receber honorários, seria uma pena não termos marcha já k antes haviam 5 agora apenas 1.
Carla
Peço desculpa pelo lapso. Parabéns pela Marcha.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial