A marcha realizada hoje, entre Santana e Sesimbra, pelos pescadores em luta contra as restrições do Parque Marinho, contou com maior participação do que a do passado dia 5, tanto em terra como no mar (duzentos manifestantes na marcha, cerca de 100 barcos no mar). Havia uma grande variedade de embarcações, desde traineiras até às pequenas aiolas, representando todas as artes de pesca.
Tal como na marcha anterior, viam-se várias bandeiras negras (numa das quais se lia: "Deixem os pescadores em paz") e as mensagens: "O povo tem razão, sem pesca não há pão" e "A herança dos nossos pais foi o mar para pescar e trabalhar" [ ver fotografia ]. Mas havia também algumas novidades, como um cartaz glosando um anúncio de televisão: "Parque Marinho ? É já a seguir" [ ver fotografia ].
Havia uma faixa [ ver fotografia ] com o texto:
SR. SÓCRATES OS PESCADORES SABEM MAIS COM OS OLHOS FECHADOS QUE OS POLÍTICOS E BIÓLOGOS COM ELES ABERTOS |
e um homem com um "cartaz-sanduiche" [ ver fotografia ] onde, num dos lados, se lia:
SR. MINISTRO DO AMBIENTE: ADMIRO O ESPERTO E ACEITO O PARVO, MAS DETESTO O PARVO ARMADO EM ESPERTO. |
E no outro lado:
SR. PRIMEIRO MINISTRO: HÁ QUEM DEFENDA OS SEUS ERROS COMO SE ESTIVESSE A DEFENDER UMA HERANÇA. |
[clique nas fotos para as ampliar]
Rua Cândido dos Reis
Largo da Marinha
Partida da Doca
Barcos na baía
Barcos pequenos
Aiolas
2 Comentários:
Não entendo como se pode apoiar a devastação dos nossos recursos naturais , so um cego nao vê
Toda a classe piscatoria sabe q ha gente ali q tem as redes no mesmo lugar junto á costa a mais de 20 anos
Toda a gente sabe q se permitiu a apanha de algas na nossa costa destruindo a comedia para a fauna maritima .
Toda a gente sabe q a entidade estatal (Docapesca) permite q se venda pescado protegido e em vias de extinção apenas para servir os interesses de 4 ou 5 armadores.
Toda a gente sabe q a maioria dos barcos q fazem pesca costeira nas areas q querem proteger que nem em lota vendem , nao contribuem para este pais com impostos como qualquer trabalhador o faz ... isto com a conivencia das autoridades maritimas e do estado.
Toda a gente sabe q a "maxima" é salve-se quem puder e quem vier atras q feche a porta é apanagio desta classe piscatoria q nao zela pelo futuro das novas geraçoes
Vamos ter q esperar por novos episodios desta fantochada e ver acusar a pesca desportiva dos crimes ecologicos causados por pescadores sem o minimo de sensibilidade para a perservaçao do ganha pao para todos nós Sesimbrenses
Pq nao tiram umas fotografiazinhas ás traineiras a deitarem fora sardinha e cavala depois de virarem o farol ?? Isso sim é um crime, é vandalismo, é injusto para quem quer uma praia limpa.
FALEM VERDADE
Deste Sesimbrense atento
Cetarmande
100 pontos para o "cetarmande" , mas cuidado porque nem tudo se pode dizer .
Altos interesses se movem
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial