Farol do Cabo Espichel
Clique para ampliar. Crédito: página de Klaus Huelse |
A construção do actual Farol do Cabo Espichel data de 1790. Pouco se sabe do seu equipamento inicial, pelo que a primeira referência pormenorizada consta de um roteiro da nossa costa de 1812, considerando o edifício “muito distincto e separado, elevado 620 pés, que póde avistar-se na distância de 30 milhas”.
Outro relato descreve em 1865: “A luz d’este pharol é fixa e branca produzida por dezesete candieiros de Argant com reflectores parabolicos, distribuidos na respectiva árvore em tres ordens horisontaes, formando um sector illuminado de 260º, com seis candieiros na primeira ordem, cinco na segunda e seis na terceira tendo um alcance de 13 milhas."
Foram montados geradores em 1926 e em 1947 era ali instalado o actual aparelho óptico, aeromarítimo com 300 mm de distância focal. Foi dotado de um transmissor de MF constituindo um radiofarol entre 1948 e 2001. A rede pública de electricidade chegou ao farol em 1980 e o farol foi automatizado em 1989 com a instalação de um novo sinal sonoro e mecanismos redundantes para a rotação e substituição de lâmpadas. Actualmente o farol é guarnecido por três faroleiros. (in Revista da Armada). Mais imagens aqui.
2 Comentários:
Esta foto do Cabo Espichel está magnifica.
Gostava de a colocar no FINISTERRA.
Acho uma boa ideia.
Um abraço.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial