João Chagas
A nossa sentida homenagem ao Professor João Chagas, sesimbrense do fundo do coração que agora deixa os nossos terrenos mares. Para além de uma vida dedicada ao ensino, João Chagas era um activo interventor político, incansável defensor de ideias para o progresso - ideias originais que corajosamente afrontavam a mediocridade e apatia dominantes.
Recordamos este seu comentário no Guia de Sesimbra sobre o processo de consulta pública do Parque Marinho Luíz Saldanha, onde João Chagas destaca as dificuldades de comunicação entre as comunidades piscatória e científica - problema que ele salientou durante muito tempo e a que recentes reflexões da União Europeia vêm dar razão:
«Foi um diálogo de surdos, pois nem os pescadores sabiam o que era biodiversidade nem os cientistas sabiam o que eram barcos de boca aberta, sobertas ou alvitanas».(Imagens do blogue Pexito)
1 Comentários:
O João, como todos os visionários, dificilmente teria sucesso em terreno , como escreve e bem, mediocre e apático. Os sucessos das suas ideias ser-lhe-ão creditados mais tarde, como não poderá deixar de ser.
Muito se escreverá ainda sobre este Sesimbrense que, remando contra a maré, tudo fez para que a sua terra não caísse neste pantanal.
Como filho de Sesimbra e amigo pessoal, agradeço-lhe e aos outros autores dos vários blogues que, nesta data triste, o homenagearam.
Ass.Farol do Cabo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial