tag:blogger.com,1999:blog-5711852.post9160564704424637710..comments2023-10-31T12:48:14.137+00:00Comments on Sesimbra: Joao Augusto Aldeiahttp://www.blogger.com/profile/01123468247310036922noreply@blogger.comBlogger23125tag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-24807480881508587442009-05-10T18:25:00.000+01:002009-05-10T18:25:00.000+01:00Que maravilha de fotos, parabéns João AldeiaQue maravilha de fotos, parabéns João Aldeiaa_admiradorahttps://www.blogger.com/profile/05730965528277678208noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-83700025749077097642009-05-07T22:45:00.000+01:002009-05-07T22:45:00.000+01:00Estas imagens lindas originaram comentários dilici...Estas imagens lindas originaram comentários diliciosos, principalmente entre "ATM" e "CMP",demonstrando muito conhecimento.<br />Na minha modesta opinião o blogue do João está de parabéns!L C Pintonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-83292463028777553852009-05-06T12:13:00.000+01:002009-05-06T12:13:00.000+01:00Pois... hoje em dia, essa expressão, só pode mesmo...Pois... hoje em dia, essa expressão, só pode mesmo vir dos "infelizes" que ficam em terra! Porque também sem os macacos do poço o barquito anda muito devagarinho...CMPhttps://www.blogger.com/profile/07527728162679304619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-754823022062605502009-05-06T12:10:00.000+01:002009-05-06T12:10:00.000+01:00Essa expressão dos "macacos do poço" fez-me record...Essa expressão dos "macacos do poço" fez-me recordar uma outra que se dizia no Tejo, nos anos 50, gritada da margem para o pessoal das fragatas: "o macaco vai ao leme!"Joao Augusto Aldeiahttps://www.blogger.com/profile/01123468247310036922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-56337530658547751892009-05-06T11:33:00.000+01:002009-05-06T11:33:00.000+01:00Caro J.A.Aldeia,
Muito Obrigado pelas fotos que m...Caro J.A.Aldeia,<br /><br />Muito Obrigado pelas fotos que me enviou... O Post Scriptum aparece em 3 delas.<br /><br />Caro ATM,<br /><br />Após um relato destes, só posso pensar em arranjar novas formas de trazer regatas para Sesimbra. Assim, sim... Quanto à função da lata de cerveja, concordo em absoluto, mas o problema é que os encantos da Sesimbra nocturna levam a que grande parte das tripulações esteja com uma cabeça do tamanho de um spi no dia anterior... pelo que se substitui a cevada por àgua com gás ou uma cola qualquer...<br />Já os impropérios que se dirigem aos "macacos do poço", são totalmente justificados, se isso os fizer uma tripulação competente, se bem que à proa também se faça sentir o ruído do Skipper...<br /><br />SNCMPhttps://www.blogger.com/profile/07527728162679304619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-89832663731306600942009-05-06T08:55:00.000+01:002009-05-06T08:55:00.000+01:00Já coloquei os links para os arquivos de Abril e M...Já coloquei os links para os arquivos de Abril e Maio. Obrigado.Joao Augusto Aldeiahttps://www.blogger.com/profile/01123468247310036922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-28526655763650276572009-05-06T01:53:00.000+01:002009-05-06T01:53:00.000+01:00Caro J.Aldeia, onde está o arquivo de Abril de 200...Caro J.Aldeia, onde está o arquivo de Abril de 2009?<br />Gostaria de o consultar e não sei como encontrá-lo.<br />Cumprimentos de um admirador deste blogue.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-77716512166575616872009-05-06T01:31:00.000+01:002009-05-06T01:31:00.000+01:00Caro CMP
Não conheço os detalhes nem as razões qu...Caro CMP<br /><br />Não conheço os detalhes nem as razões que o levaram a enfrentar esses “mares” de proa e a ter que “caturrar” com essas “vagas” que o impediram de levar por diante as suas ideias no seio do Clube Naval.<br /><br />Louvo-o pelo que conseguiu e sei que, infelizmente, neste mundo da náutica as coisas não são fáceis … nem imagina o que não foi para levar a frota da marinha de recreio à Expo de Sevilha (cerca de 120 veleiros), onde não perdi a sanidade mental e não me tornei num absoluto, resoluto e arrasante homicida, por um triz…<br /><br />Mas depois foi coisa linda ver chegar a Chipiona 120 veleiros Portugueses e o subir do Guadalquivir dos mesmo veleiros, durante 12 horas, até chegar a Sevilha.<br /><br />Por muitas “chatices” que as coisas dêem, a obra feita supera tudo…. Por isso, companheiro velejador, ponha-se à coca e quando puder, regresse ao seu trabalho de formiguinha para transformar a Baía de Sesimbra no mais extraordinário campo de regatas.<br /><br />Estive a ver as fotos com atenção. Excelente a perna de bolina, barquitos bem trimados, nenhuma valuma a bater, nenhumas rugas nas velas, genoas um no limite, como convêm e o efeito de Venturi a ser respeitado e cuidado.<br /><br />Só a segunda embarcação, com amuras a bombordo vai mais aperreada, ainda que é a que tem a tripulação mais bem distribuída na borda. Se tivesse folgado um pouquinho mais a grande e a genoa teria tirado melhor partido da linha de água e feito menos arrastamento de leme, como se vê na espuma branca à sua popa.<br /><br />Depois na segunda foto, mareação de popa – spizada -, as condições são ideias, perfeitas. Mar chão, vento constante. Uma beleza.<br /><br />Nunca deixaria a minha tripulação distribuir-se assim como vão na embarcação que está à frente: Três tronchos sentados na praia de proa a afundar a mesma e a retirar andamento. O trimer do Spi vai a dormir e o sócio do piano também. Os punhos da alanta e da escota estão desnivelados<br /><br />Se a embarcação numero dois entrar mais à bolina, vai para cima deste tanso – que deve ter tido sorte na pernada da bolina antes de rondar a bóia e por isso vai à frente -, rasa-lhe a popa quase até tirar a tinta, desventa-o com a sombra das suas velas, abre em cima dele a mareação pela alheta de bombordo do tanso e come-o por ali, dando-lhe um tchau do tamanho da Lua. <br /><br />O número dois leva a grande bem trimada, mas o spi mete nojo. Aquelas rugas são inaceitáveis… ainda que seja dos três barcos aquele que leva mais vento no terço superior da vela balão. Mas no 7/8 é difícil saber se têm maior rendimento de enchimento de vela do que aqueles que envergam o spi até ao topo do mastro (eternas discussões). Por mim, quanto mais área vélica melhor.<br /><br />O terceiro barco, azul, tem a vela grande muito tesa, com rugas na testa e o Boom Jack não está folgado, assim como a adriça da grande que está muito caçada. Para perceber a afinação do seu spi teria que ver uma foto da sua valuma e se a orelhinha estava ou não a bater, mas aparentemente e o spi está bem trimado. É inaceitável a rodillha em que se encontra a genoa, já deveria estar presa com os elásticos à balaustrada e pronta para subir no final desta mareação. Mas não. Só um proa parece preocupado, o resto da tripulação está parada, paradinha…. Acho que se a embarcação escura galgar as que vão à frente na foto, isso se deverá à maior linha de água que lhe dará mais andamento.<br /><br />Se o barco do meio orçar mais, como parece estar a fazer, papa tudo e vai chegar-se à frente.<br /><br />Pelo que leu, compreenderá caro CMP que nunca corri pelos ratings, mas sempre por passar quem estava à minha frente. Adoro ventos limpos … você sabe o que isto quer dizer … e adoro dar lições de alfabetização … leiam à minha popa o nome do meu barco …<br /><br />Nota: Se você for o Skipper, caro CMP, a lata de cerveja a bordo para si é um “must” porque é o melhor verificador de afinação de velas que há.<br /><br />A gente bebe, levanta a cabeça para tragar o gole do líquido amargo, mas bommmm, e é nessa altura que vê, ao olhar para o topo do mastro, o nojo da afinação das nossas velas….aí dá duas ou três broncas valentes aos “gajos” do poço e do piano e expressa com o maior arrozeado e conjunto de palavrões e insultos de que for capaz que, ao invés de ter velas içadas e trimadas, tem outro sim, uns bacalhaus imundos pendurados e … bacalhau você só aceita no prato, cozido, com grão, batatas e grelos de nabo, regados com azeite, umas gotas de vinagre, umas lâminas de alho e uma pitada de pimenta, com um polvilhado de salsa e que para ter bacalhau … tinha ficado em casa.<br /><br />Resulta às mil maravilhas …até à sua próxima lata de cerveja.<br /><br />Boas navegações e um abraço<br />ATMATMhttps://www.blogger.com/profile/08931795685615138530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-24372015609267713862009-05-05T19:03:00.000+01:002009-05-05T19:03:00.000+01:00Mas as condições adversas proporcionadas pela dire...Mas as condições adversas proporcionadas pela direcção e secretaria do CNS, levaram à minha demissão do cargo, e ao afastamento de Sesimbra do Plotter (carta náutica electrónica) da maior parte dos velejadores de Lisboa... Pena é que por aquelas águas só se aposte a sério na pesca desportiva.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-76841262161846148372009-05-05T17:06:00.000+01:002009-05-05T17:06:00.000+01:00Selecção de imagens bem alegres e com um não sei q...Selecção de imagens bem alegres e com um não sei quê de bom gosto!!!Clube Europeu ESJALhttps://www.blogger.com/profile/17746398426984707043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-38080625446822323422009-05-05T16:36:00.000+01:002009-05-05T16:36:00.000+01:00Não sou velejador, mas, de facto, foi bonito ver o...Não sou velejador, mas, de facto, foi bonito ver o espectáculo proporcionado pelos veleiros.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-15024309831808724672009-05-05T12:16:00.000+01:002009-05-05T12:16:00.000+01:00Caro ATM,
é muito bom (ouvir) ler sobre as potenc...Caro ATM,<br /><br />é muito bom (ouvir) ler sobre as potencialidades do campo de regata de Sesimbra... eu próprio, enquanto velejador, falo nisso há anos a fio... Colaborei enquanto responsável pela Vela de Cruzeiro no Clube Naval de Sesimbra durante 2 anos... no decurso desse tempo consegui trazer para a Baía, fora das regatas do calendário (Wintermantel e Burberry) mais 3 regatas, com um total de 33 barcos por ano, portanto 66 barcos em 2 anos... Trouxe também ao CNS a oportunidade de serem o Clube organizador do Swedish Match Cup. Mas as condições adversas proporcionadas pela direcção e secretaria do CNS, levaram à minha demissão do cargo, e ao afastamento de Sesimbra do Plotter (carta náutica electrónica) da maior parte dos velejadores de Lisboa... Pena é que por aquelas águas só se aposte a sério na pesca desportiva.<br /><br />Lamentações à parte, este foi um excelente Fim de Semana de Vela... o vento soprou de Leste com 12 a 15 kts, sempre certinho dentro da baía, ao contrário das nortadas a que já nos habituou Sesimbra.<br /><br />No final da regata de Sábado, houve um convivio bastante interessante, seguido de uma entrega de prémios.<br /><br />Quem viu da vila adorou a cor dada pelos barcos às águas de Sesimbra.<br /><br />Por mim vou a todas as que organizem por estas latitudes...CMPhttps://www.blogger.com/profile/07527728162679304619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-19973553801549159272009-05-05T02:12:00.000+01:002009-05-05T02:12:00.000+01:00As imagens são excelentes.
Mas o mais notável, é ...As imagens são excelentes.<br /><br />Mas o mais notável, é o magnífico campo de regata que Sesimbra é, e é uma pena que a nossa baía não seja mais dinamizada para que aqui ocorram, em permanência e inscritos nos calendários dos Clubes e Associações Navais e Náuticos, eventos desportivos no âmbito da vela de cruzeiro, quer amadora quer mais profissionalizada, que não só dão um colorido especial à baía, como “despejam”, em cada evento, centenas de tripulantes que ocupam hotéis, restaurantes e comércio local.<br /><br />Sei do que falo, sou bicampeão nacional da classe de IMS e várias vezes ganhei esta mesma regata e muitas vezes naveguei em competição nestas águas.<br /><br />Sesimbra é um campo de regatas muito difícil, é o local indicado para regatas técnicas, quer com frota, quer no “match race” – um barco contra outro barco –, no sistema roda e bota fora.<br /><br />Apesar das suas águas calmas, os ventos em Sesimbra, por causa do relevo que a circunda, é muito irregular e dá aquilo a que chamamos “saltos de vento”, que podem chegar a mais de 40º graus em escasso segundos, o que coloca uma embarcação que vai em primeiro lugar, lá bem para trás, naquela mareação.<br /><br />Porém, no minuto seguinte, o vento volta a rondar e aquela embarcação que caiu em desgraça, se tiver unhas para aquilo, recupera o lugar cimeiro que tinha. Mas nada é garantido …<br /><br />O campo de regatas em Sesimbra é duro porque obriga a que a tripulação esteja em permanente alerta e afine a embarcação, a todo o momento ao salto de vento e reaja, no segundo, para proceder às manobras acertadas para manter a posição que tem ou atacar quem for mais molenga, mais distraído ou mais “tosco”.<br /><br />Mas como se isso não bastasse, o vento tem aclarações localizadas porque bateu no Castelo e ganhou velocidade frente ao “Bote de Ouro”, enquanto o resto da baía não tem vento, ou porque bateu no cabeço do Monte dos Vendavais e acelerou na Ponta do Molhe do Novo, deixando as outras embarcações sem a mesma potência e andamento para segurar as suas posições ou então permitindo um ataque a alguém e que, em 30 segundos, nos colocam à sua frente ou não.<br /><br />Definitivamente cerveja e uma noite de copos não são o ingrediente que levam as tripulações a ganhar em Sesimbra. Ao contrário de Cascais, Lagos e Vila Moura, com ventos mais regulares, Sesimbra não perdoa aos “ressacados” da noite anterior. As tripulações têm que ter dedos e cabeça bem aclareada.<br /><br />Acresce que a baía de Sesimbra, o campo de regatas de Sesimbra, sendo em concha, permite que as embarcações venham bem junto à terra e manobrem dentro da baía para rondar as bóias do percurso, o que permite constituir-se como um anfiteatro privilegiado para se assistir de terra a tudo o que se passa no mar.<br /><br />Mais, com algum engenho, é possível, através de altifalantes em terra ou da própria rádio, haver um locutor que pode descrever o que se passa no mar: quem vai à frente, quem cobriu quem, quem se adiantou, quem perdeu posição. Sesimbra é o único campo de regata que eu conheço em Portugal – e corri em todos – onde a população pode assistir a uma regata como se estivesse no campo da bola.<br />Ao Clube Naval inscrever Sesimbra no circuito das regatas técnicas, que depois estamos cá para ajudar.<br /><br />PS – Regata Técnica:<br />No geral quando vimos a Sesimbra ou dela partimos é porque Sesimbra é ponto de chegada ou de partida no contexto de uma regata que nos trás ou leva de/para Lisboa ou Algarves (por exemplo na Volta a Portugal).<br /><br />As regatas técnicas são feitas no local e os percursos são efectuados entre duas ou três bóias com umas quantas voltas que a elas se têm que dar. Ou seja, a frota não sai do local onde está e isso dá cor à baia durante umas boas horas, ao invés de uma largada, que vai rondar a bóia de bolina – todas as regatas arrancam à bolina, contra o vento –, e depois desaparecem no horizonte.<br /><br />ATMATMhttps://www.blogger.com/profile/08931795685615138530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-39595432762694823812009-05-04T15:07:00.000+01:002009-05-04T15:07:00.000+01:00se me indicar um endereço de correio electrónico p...se me indicar um endereço de correio electrónico para joaldeia@gmail.com posso enviar-lhe algumas fotos.Joao Augusto Aldeiahttps://www.blogger.com/profile/01123468247310036922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-22359652253608601282009-05-04T13:38:00.000+01:002009-05-04T13:38:00.000+01:00beautiful pictures - imagens lindas
todas dias, o...beautiful pictures - imagens lindas <br />todas dias, obrigado !Lilianahttps://www.blogger.com/profile/17855554710119005301noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-36947049886142527172009-05-04T11:16:00.000+01:002009-05-04T11:16:00.000+01:00Bom dia, seria um grande abuso pedir-lhe as fotos ...Bom dia, seria um grande abuso pedir-lhe as fotos em que apareçam barcos azuis?? São para uso pessoal, e explico-lhe porquê... porque é raro o dono do barco ver a sua fotografia... Cumprimentos<br /><br />CMPAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-27352781185600398782009-05-04T00:27:00.000+01:002009-05-04T00:27:00.000+01:00Sim, tenho mais fotos da regata, mas ter publicado...Sim, tenho mais fotos da regata, mas ter publicado duas já foi um caso pouco frequente.Joao Augusto Aldeiahttps://www.blogger.com/profile/01123468247310036922noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-80888885273171629752009-05-03T22:25:00.000+01:002009-05-03T22:25:00.000+01:00Tem mais fotos???Tem mais fotos???Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-84125245766427978922009-05-03T20:49:00.000+01:002009-05-03T20:49:00.000+01:00Àgua fria mas tudo lindo*Àgua fria mas tudo lindo*Ana D.https://www.blogger.com/profile/00203959264419092671noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-32899328419414129562009-05-03T20:04:00.000+01:002009-05-03T20:04:00.000+01:00Bela SesimbraBela SesimbraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-81393157243496085852009-05-03T19:14:00.000+01:002009-05-03T19:14:00.000+01:00Que imagens lindas! e o mar ? que cor!Que imagens lindas! e o mar ? que cor!milihttps://www.blogger.com/profile/02475818491162010807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-34568844395324273822009-05-03T14:05:00.000+01:002009-05-03T14:05:00.000+01:00LXI Regata Wintermantel
a Associação Naval de Lisb...LXI Regata Wintermantel<br />a Associação Naval de Lisboa, com a colaboração do Clube Naval de Sesimbra?buikhttps://www.blogger.com/profile/12176158378129261576noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5711852.post-7771580536050168712009-05-03T13:57:00.000+01:002009-05-03T13:57:00.000+01:00Água muito fria.Água muito fria.Anonymousnoreply@blogger.com